Turismo Religioso em Tempos de Pandemia

30-03-2021

A Revista de Turismo Contemporâneo – RTC (ISSN 2357-8211), publicação quadrimestral editada pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGTUR/UFRN), está recebendo artigos para a edição temática sobre Turismo Religioso em Tempos de Pandemia, a ser publicada no início de 2022.
Prazo para submissão de artigos: até 31 de julho de 2021

EDITOR: Prof. Dr. Ricardo Lanzarini (UFRN)


ORGANIZADORES:
Profa. Dra. Maria Lúcia Bastos Alves - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Prof. Dr. Christian Dennys Monteiro de Oliveira - Universidade Federal do Ceará
Profa. Dra. Silvana Pirillo Ramos - Universidade Federal de Alagoas
Prof. Dr. Josenildo Campos Brussio - Universidade Federal do Maranhão
Prof. Dr. José Arilson Xavier de Sousa - Universidade Estadual do Maranhão


TEMÁTICA:
A pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2), causador da Covid-19, rapidamente alastrou-se por todos os países do mundo, impondo medidas de segurança àpopulação mundial, desde janeiro de 2020.

Antes da pandemia, a temática do turismo religioso já vinha conquistando relevância e importância no cenário das pesquisas acadêmicas. Temas como peregrinações, romarias, catolicismo, espiritualidade, migrações, sincretismo religioso, afrocatolicismo, religiões afro-brasileiras, ecumenismo e política têm sido pautados em bases de dados científicos como teses, dissertações, artigos, com maior frequência.

Com a pandemia, novas dinâmicas surgiram, como o isolamento social, e as mídias digitais se tornaram o principal meio de realização das missas, eventos e algumas cerimônias dos rituais litúrgicos do santuário. Não obstante à impossibilidade de realizar pesquisas no campo presencial, as pesquisas sobre o turismo religioso estão sendo realizadas de acordo com as novas dinâmicas desenvolvidas pelas comunidades religiosas (seja por meio de suas dioceses e paróquias ou grupos autônomos), utilizando os mais diversos tipos de aplicativos
compartilhados por meio das redes de informação (WhatsApp, Twitter, Podcasts), informação visual (Flickr), ou informação audiovisual (YouTube) para divulgar os eventos e rituais religiosos, enquanto sistemas simbólicos, com o fito de atingir o maior número possível de seguidores.

O volume pretende reunir trabalhos resultantes de debates, estudos e reflexões, que abarquem essa teia de discussões sobre o Turismo Religioso, durante o período da Pandemia de SarsCov2/Covid-19.


SUBMISSÃO DOS TRABALHOS
1. Informações Gerais
• O processo de submissão e o acompanhamento da avaliação dos trabalhos serão realizados exclusivamente online, através do website da revista
(https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo);
• Os trabalhos submetidos à apreciação da revista devem ser inéditos e não devem estar em processo de avaliação em outro periódico;
• Não é considerada quebra de ineditismo a inclusão de parte ou de versão preliminar do trabalho em anais de eventos científicos de qualquer natureza;
• Os trabalhos devem ser submetidos em português, inglês ou espanhol;
• Somente serão aceitos trabalhos alinhados ao escopo da revista;
• É permitido o máximo de cinco autores para cada trabalho;
• Os trabalhos serão avaliados no sistema Double Blind Review (Dupla Avaliação por
Pares);
• Os trabalhos aprovados serão submetidos à edição final e à revisão ortográfica e
gramatical.


2. Quanto à Formatação
• O artigo deverá ser no formato do arquivo Microsoft Word;
• Papel formato A4 (29,7 x 21 cm), com margens superior e esquerda 3cm; inferior e direita 2cm;
• Fonte Times New Roman, tamanho 12;
• Espaçamento entre linhas 1,5cm;
• O trabalho deve possuir no mínimo 15 e no máximo 20 páginas;
• O resumo e as palavras-chave do artigo, bem como a sua versão em inglês, não devem ultrapassar 250 palavras;
• Quadros, tabelas, gráficos e ilustrações devem ser elaborados em fonte tamanho 10;
• Caso o texto possua alguma nota, colocá-la em rodapé;
• O texto deve seguir o seguinte padrão: Título, resumo, palavras-chave, abstract, keywords, introdução, referencial teórico, metodologia, análise e discussão dos resultados, conclusões e referências;
• A apresentação de citações e referências deve estar adequada às normas da American Psychological  Association (APA).


• Exemplos de citações no texto:
- Barretto (1991) ou (Barretto, 1991, p. 45)
- Bateson e Hoffman (2001) ou (Bateson & Hoffman, 2001, pp.125-126)
- Oliveira, Gomes, Racaneli, Velásquez e Lopes (2012) ou (Oliveira, Gomes, Racaneli, Velásquez, & Lopes, 2012)


• Exemplos de referências:
- Barretto, M. (1991) Planejamento e organização em turismo. (9a ed.) Campinas: Papirus.
- Bateson, J. E. G., & Hoffman, K. D. (2001). Marketing de serviços. Porto Alegre: Bookman.
- Oliveira, C., Gomes, E. F., Racaneli, F. C., Velásquez, G. G., & Lopes, M. R. (2012). A hotelaria hospitalar como uma nova perspectiva de atuação em organizações de saúde. Turismo: Estudos e Práticas, 1(2), 191-209.