Turismo de base comunitária e desenvolvimento local sustentável

Conexões e reflexões

Autores

  • Thiago Chagas de Almeida Universidade Federal de Viçosa
  • Magnus Luiz Emmendoerfer Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2023v11n1ID29163

Resumo

Este trabalho analisou como o Turismo de Base Comunitária (TBC) pode contribuir para o Desenvolvimento Local Sustentável (DLS). Tal objetivo partiu da noção de TBC como um modelo de gestão da visitação turística que busca o equilíbrio dos elementos socioterritoriais de um determinado local. Desse modo, haveria uma certa similaridade entre os princípios do TBC e a perspectiva de DLS, que apesar de ser muito discutida, ainda é pouco detalhada pela literatura. A investigação foi realizada por uma pesquisa exploratória qualitativa, por meio de uma revisão integrativa da literatura com emprego da técnica análise de conteúdo do tipo temática. Os resultados da pesquisa mostraram que o TBC pode contribuir para o DLS gerando benefícios, de caráter endógeno: econômicos, ecológicos, sociais, culturais, e políticos. Assim, foi possível contribuir teoricamente para compreender a articulação entre o TBC e o DLS, que é um tema que precisa ser mais aprofundado pela literatura. Além disso, este trabalho reforçou a importância de promover práticas voltadas ao TBC, tendo em vista seus benefícios para o DLS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Chagas de Almeida, Universidade Federal de Viçosa

Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos (GDTeC) e Mestre em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil. Atualmente, é doutorando em Administração Pública na Universidade Federal de Viçosa (UFV), Brasil.

Magnus Luiz Emmendoerfer, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Ciências Humanas: Sociologia e Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Brasil, com pós-Doutorado em Administração Pública, Turismo e Empreendedorismo pelas Universidades do Minho, Algarve e Évora, Portugal e em Políticas Públicas pelas Universidades de Tilburg e Breda, Holanda. Professor no Programa de Pós-Graduação em Administração Pública, Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Líder do Grupo de Pesquisa em Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos (GDTeC) do Núcleo de Administração e Políticas Públicas (NAP2), Brasil. Coordenador Geral da Cátedra UNESCO em Economia Criativa e Políticas Públicas.

Downloads

Publicado

19-12-2022

Como Citar

CHAGAS DE ALMEIDA, T.; LUIZ EMMENDOERFER, M. . Turismo de base comunitária e desenvolvimento local sustentável: Conexões e reflexões. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 11, n. 1, 2022. DOI: 10.21680/2357-8211.2023v11n1ID29163. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/29163. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos