Turismo de base comunitária e desenvolvimento local sustentável
Conexões e reflexões
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2023v11n1ID29163Resumo
Este trabalho analisou como o Turismo de Base Comunitária (TBC) pode contribuir para o Desenvolvimento Local Sustentável (DLS). Tal objetivo partiu da noção de TBC como um modelo de gestão da visitação turística que busca o equilíbrio dos elementos socioterritoriais de um determinado local. Desse modo, haveria uma certa similaridade entre os princípios do TBC e a perspectiva de DLS, que apesar de ser muito discutida, ainda é pouco detalhada pela literatura. A investigação foi realizada por uma pesquisa exploratória qualitativa, por meio de uma revisão integrativa da literatura com emprego da técnica análise de conteúdo do tipo temática. Os resultados da pesquisa mostraram que o TBC pode contribuir para o DLS gerando benefícios, de caráter endógeno: econômicos, ecológicos, sociais, culturais, e políticos. Assim, foi possível contribuir teoricamente para compreender a articulação entre o TBC e o DLS, que é um tema que precisa ser mais aprofundado pela literatura. Além disso, este trabalho reforçou a importância de promover práticas voltadas ao TBC, tendo em vista seus benefícios para o DLS.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Turismo Contemporâneo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).