A importância da hospitalidade e qualidade dos serviços na hotelaria hospitalar

Autores

  • Islaine Cristiane Oliveira da Silva Cavalcante Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Lissa Valéria Fernandes Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2018v6n1ID8564

Palavras-chave:

Hotelaria Hospitalar. Hospitalidade. Turismo Médico. Qualidade nos Serviços.

Resumo

A hotelaria hospitalar é caracterizada como um serviço do turismo médico, envolvendo infraestrutura presente na hotelaria convencional. A qualificação e a humanização complementam-se através da hospitalidade. Ser bem acolhido e receber atenção são itens básicos no processo de envolvimento do cliente com qualquer empreendimento/localidade. Teve-se como objetivo geral de pesquisa analisar os instrumentos de mensuração da qualidade dos serviços de hospitais da Cidade do Natal, sendo eles privados e públicos, identificando a relevância dessa estratégia no que diz respeito ao controle e organização dos serviços. Para fins metodológicos o estudo classifica-se com uma abordagem qualitativa, exploratório e descritivo com análise bibliográfica. Como resultados, pode-se constatar a importância significativa dos instrumentos de mensuração de qualidade nos hospitais para uma melhor resposta quanto aos serviços prestados. Pode-se analisar também a hospitalidade na hotelaria hospitalar como de relevância no processo de melhoria do paciente, pois contribui para o seu bem-estar durante sua estada no hospital.  O cliente define-se como a chave de todo o processo dos serviços e sua opinião sobre o produto faz-se de importância significativa para obtenção de resultados positivos. A contínua análise da percepção dos clientes ainda permanece sendo uma das melhores estratégias na gestão dos serviços.

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Biografia do Autor

Islaine Cristiane Oliveira da Silva Cavalcante, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestra em Turismo pelo programa de Pós-Graduação em turismo (PPGTUR) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bacharel em turismo pela UFRN. Técnica em gerência de produção pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/RN).

Lissa Valéria Fernandes Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Administração de Empresas pela Universidade de Barcelona,ES. Professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro permanente do programa de Pós-Graduação em Turismo Stricto Sensu (PPGTUR/UFRN),Brasil. Coordenadora do grupo de pesquisa Marcas e Marketing (PPGTUR/UFRN).

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Publicado

14-06-2018

Como Citar

OLIVEIRA DA SILVA CAVALCANTE, I. C.; FERNANDES FERREIRA, L. V. A importância da hospitalidade e qualidade dos serviços na hotelaria hospitalar. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 6, n. 1, 2018. DOI: 10.21680/2357-8211.2018v6n1ID8564. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/8564. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos