Afroempreendedorismo no turismo, desigualdade racial e fortalecimento da identidade negra

Afro-entrepreneurship in tourism, racial inequality and strengthening of black identity

  • Natália Araújo de Oliveira Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

Resumo

O afroempreendedor é o empreendedor negro que busca, por meio do seu trabalho, valorizar a cultura negra e fazer dela seu meio de renda e apoio. No turismo, o afroempreendedorismo é realizado por meio do afroturismo, que é pautado por experiências afroreferenciadas na atividade. A presente pesquisa tem por objetivo discutir como o afroempreendedorismo em turismo pode contribuir para a redução da desigualdade racial e para o fortalecimento da identidade negra no Brasil. Para tanto, uma pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada junto a quinze afroempreendedores da área no país, que responderam um questionário enviado via Google Forms. A técnica de amostragem não probabilística usada foi a bola de neve, na qual os entrevistados indicavam outras pessoas para também responderem à pesquisa. Os afroempreendedores pesquisados eram pretos, em sua maioria mulheres, com alta escolaridade, que trabalhavam principalmente com agenciamento e guia. A pesquisa mostrou que o afroempreendedorismo no turismo auxilia na redução da desigualdade racial e na afirmação da identidade negra de sete diferentes maneiras, a saber: no resgate da memória do povo preto por meio de narrativas turísticas; na valorização das narrativas negras e da ancestralidade; na formação de empreendedores negros que valorizam sua ancestralidade; na construção de medidas antirracistas nos modelos de negócios; na mudança da visão do negro como mão de obra; na educação de jovens e no aumento da renda e inclusão de capital de giro para a população afrodescendente.

Palavras-chave: Afroempreendedorismo. Turismo. Redução da Desigualdade Racial. Fortalecimento da Identidade Negra.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
11-12-2020
Como Citar
ARAÚJO DE OLIVEIRA, N. Afroempreendedorismo no turismo, desigualdade racial e fortalecimento da identidade negra . Revista de Turismo Contemporâneo, v. 9, n. 1, p. 42-63, 11 dez. 2020.
Seção
Artigos