Afroempreendedorismo no turismo, desigualdade racial e fortalecimento da identidade negra
Afro-entrepreneurship in tourism, racial inequality and strengthening of black identity
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2021v9n1ID22322Resumo
O afroempreendedor é o empreendedor negro que busca, por meio do seu trabalho, valorizar a cultura negra e fazer dela seu meio de renda e apoio. No turismo, o afroempreendedorismo é realizado por meio do afroturismo, que é pautado por experiências afroreferenciadas na atividade. A presente pesquisa tem por objetivo discutir como o afroempreendedorismo em turismo pode contribuir para a redução da desigualdade racial e para o fortalecimento da identidade negra no Brasil. Para tanto, uma pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada junto a quinze afroempreendedores da área no país, que responderam um questionário enviado via Google Forms. A técnica de amostragem não probabilística usada foi a bola de neve, na qual os entrevistados indicavam outras pessoas para também responderem à pesquisa. Os afroempreendedores pesquisados eram pretos, em sua maioria mulheres, com alta escolaridade, que trabalhavam principalmente com agenciamento e guia. A pesquisa mostrou que o afroempreendedorismo no turismo auxilia na redução da desigualdade racial e na afirmação da identidade negra de sete diferentes maneiras, a saber: no resgate da memória do povo preto por meio de narrativas turísticas; na valorização das narrativas negras e da ancestralidade; na formação de empreendedores negros que valorizam sua ancestralidade; na construção de medidas antirracistas nos modelos de negócios; na mudança da visão do negro como mão de obra; na educação de jovens e no aumento da renda e inclusão de capital de giro para a população afrodescendente.
Palavras-chave: Afroempreendedorismo. Turismo. Redução da Desigualdade Racial. Fortalecimento da Identidade Negra.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).