Centro Histórico de Manaus/AM: Subsídios para o Reordenamento Turístico
Historic Center of Manaus/AM: Subsidies for Tourist Reorganization
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2020v8n2ID16502Resumo
O presente artigo é fruto de uma investigação inédita sobre o Centro Histórico de Manaus, no que consiste a inventariação da oferta turística nessa localidade que preserva boa parte dos seus patrimônios edificados, bem como dispõe de atrativos, serviços e equipamentos turísticos. A coleta de dados teve como objetivo inventariar as avenidas Eduardo Ribeiro e Sete de Setembro, bem como as ruas Guilherme Moreira, Dr. Moreira, Marcílio Dias, Marechal Deodoro, Teodoreto Souto e José Paranaguá. Os resultados da pesquisa são considerados preliminares por tratar-se de uma amostra fragmentada do Centro Histórico de Manaus. A pesquisa é em um estudo de caso exploratório e descritivo, com os procedimentos do tipo bibliográficos e documentais, onde foram utilizados como método de coleta de dados os formulários do Ministério do Turismo (2011). Na pesquisa de campo a oferta turística totalizou em 135 itens, distribuídos entre 15 atrativos culturais, 9 espaços de lazer, 14 meios de hospedagem, 6 agências de viagens, 37 empreendimentos gastronômicos, 5 eventos programados, dentre outros serviços de apoio que complementam essa oferta. Deste modo, esse estudo pretende ser um instrumento de planejamento turístico para o reodernamento dessa área central da cidade, capaz de gerar mudanças significativas no cenário atual do turismo.
Palavras-chave: Planejamento Turístico. Inventariação. Centro Histórico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).