Uso e relevância em abordagem quantitativa de pesquisas em Turismo no Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR-UFRN)
Use and relevance in a quantitative approach to research in Tourism in the Graduate Program in Tourism (PPGTUR-UFRN)
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2020v8n1ID16970Resumo
O desenvolvimento de pesquisas no campo do turismo, possibilita o aprimoramento do conhecimento deste fenômeno. Este trabalho acadêmico visa analisar peculiaridades de pesquisas quantitativas em estudos de turismo. O artigo tem como objetivo perceber a relevância em abordagem quantitativa de pesquisas em turismo do programa de pós-graduação em turismo da UFRN. A análise de 19 dissertações de mestrado disponíveis nos repositórios da UFRN, possibilitou uma reflexão sobre as abordagens quantitativas adotadas pelos discentes do programa (PPGTUR-UFRN). O trabalho tem ênfase qualitativa, utilizou-se pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo das dissertações com auxílio do software IRAMUTEQ. Os resultados do estudo revelarem que a pesquisa quantitativa em turismo constroem-se a partir de um conjunto de técnica de pesquisa e análise bem definidas e que podem contribuir para a compreensão funcionalista do turismo no aperfeiçoamento das técnicas de pesquisa em diálogo com realidade nos locais de pesquisa.
Palavras-chave: Abordagem Quantitativa. Turismo. Fenômenos Turísticos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).