Planejamento do turismo através de políticas públicas: Análise SWOT dos planos de marketing de turismo no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2018v6n1ID12373Palavras-chave:
Políticas Públicas. Planos de Marketing. Analise SWOT.Resumo
As Políticas Públicas vêm sendo utilizadas expressivamente no âmbito mundial, como uma estratégia dos órgãos públicos, para o melhor planejamento administrativo global, estadual e local, reorganizando social, econômico, cultural e turisticamente o espaço planejado. No Brasil, o Ministério do Turismo é um dos atores públicos a empregar essa ferramenta no setor turístico com seus Planos de Marketing em sua Gestão. O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar através do método de análise SWOT as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças, onde envolve o monitoramento do ambiente externo e interno dos planos de marketing do Ministério do Turismo do Brasil nos documentos Planos de Marketing de Turismo do Brasil, onde analisou o Plano cores 2003, Plano Aquarela 2007-20010 e o Plano Aquarela 2020. A metodologia utilizada foi exploratória descritiva com abordagem qualitativa e o método da pesquisa foi o de análise documental e revisão bibliográfica em livros, artigos científicos e documentos online da Empresa Nacional de Turismo (EMBRATUR) e da página do Ministério do Turismo (MTUR). Buscando neste trabalho, através de uma análise das ações governamentais o entendimento da aplicação das Políticas Públicas no setor do Turismo.
Downloads
Referências
Acerenza, M. (2003). Administração do Turismo . São Paulo: Edusc.
Aguera, F. O. & López-Guzmán, T. (2015). Análisis Del Turismo Em República Dominicana: Un Análisis Foda. Observatório de Inovação do Turismo – Revista Acadêmica, 9(1), 1-27.
Barretto, M. (1991). Planejamento e organização em turismo. Campinas: Papirus.
Beni, M. C. (2006). Analise Estrututral do Turismo (11º ed.). São Paulo - SP: Aleph .
Brasil, M. d. ( 2004). Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil: diretrizes políticas. . Brasília.
Brasil, M. d. (2005). Plano Cores. Brasília .
Brasil, M. d. (2007-2010). Plano Aquarela 2007- 2010. Brasília: MTUR.
Brasil, M. d. (2010). Plano Aquarela 2020. Brasília : MTUR.
Brasil, M. d. (2013). Marketing de Destinos. Brasília: Assessoria de Comunicação Social e Marketing.
Chias, J. (2007). Turismo o Negócio da Felicidade: Desenvolvimento e marketing turístico de países, regiões e cidades. São Paulo : Senac.
Churchil, G. A. & Peter, J. P. (2005). Marketing: Criando valor para os clientes (2 ed.). São Paulo: Saraiva,.
Cooper, C., Fletcher, J., Fyall, A., Gilbert, D. & Wanhill, S. (2007). Turismo Principios e Praticas . Porto Alegre: Bookman.
Dencker, A. D. (2004). Planejamento e Gestão em Turismo e Hospitalidade. são Paulo: Thomsom.
Dias, R. & Cassar, M. (2005). Fundamentos do Marketing Turístico. São Paulo : Pearson Pretince Hall .
Dias, R. & Matos, F. (2012). Políticas Públicas: princípios, propósitos e processos. . São Paulo : Atlas.
Fleury, S. (2005). Redes de políticas: novos desafios para a gestão pública. Administração em Diálogo, 7, 77-89.
Gastal, S. & Moech, M. (2007). Turismo, Políticas Públicas e Cidadania. São Paulo: Aleph.
Gertner, D. e. (2006). Marketing de Lugares. São Paulo: Pearson Education do Brasil Ltda.
Ignarra, L. R. (2003). Fundamentos do Turismo. (2 ed.). São Paulo: Thomson.
Kotler, P. & Keller, K. L. (2006). Administraçao de Marketing. São Paulo: Pretince Hall.
Nóbrega, W. R. (2012). Turismo E Políticas Públicas Na Amazônia Brasileira: Instâncias de governança e desenvolvimento nos municípios de Santarém e Belterra, oeste do estado do Pará (Vol. Tese De Doutorado). Belém: Universidade Federal Do Pará Núcleo De Altos Estudos Amazônicos Programa De Pós-Graduação Em Desenvolvimento Sustentável Do Trópico Úmido.
Ocke, M. A. & Ikeda, A. A. (2013). Marketing de lugares: os recifes artificiais multifuncionais como proposta de atração turística. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 7(3), 496-512.
OMT, O. M. (2001). Introdução ao Turismo. São Paulo : Rocca.
Ruschmann, D. (1997). Turismo e Planejamento Sustentável: A proteção do meio ambiente. Campina/ São Paulo: Papirus.
Ruschmann, D. (São Paulo: Senac.). Turismo. Como aprender, como ensinar. Em M. Ansarah, Planejamento Turístico . São Paulo : Senac .
Silva, N. P. & Silva, M. C. (2014). A importância do planejamento para o desenvolvimento do turismo sustentável no parque estadual do Guartelá – Paraná. , Balneário Camboriú-sc. Revista Turismo: Visão e Ação, 16(1), 167-184.
Veal, A. J. (2011). Metodologia de Pesquisa em Lazer e Turismo. São Paulo : Aleph .
Vignati, F. (2008). Gestão de destinos turísticos: como atrair pessoas para pólos, cidades e países. Rio de Janeiro: Senac.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).