Planejamento do turismo através de políticas públicas: Análise SWOT dos planos de marketing de turismo no Brasil

Autores

  • Lucimari Acosta Pereira Universidade do Vale do Itajaí- Univali http://orcid.org/0000-0003-1737-866X
  • Antônio Carlos Benetti Universidade do Vale do Itajaí- Univali
  • Angela Maria Carrión Carracedo Ozelame Universidade do Vale do Itajaí- Univali
  • Wilker Ricardo de Mendonça Nóbrega Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, campus Natal.

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2018v6n1ID12373

Palavras-chave:

Políticas Públicas. Planos de Marketing. Analise SWOT.

Resumo

As Políticas Públicas vêm sendo utilizadas expressivamente no âmbito mundial, como uma estratégia dos órgãos públicos, para o melhor planejamento administrativo global, estadual e local, reorganizando social, econômico, cultural e turisticamente o espaço planejado. No Brasil, o Ministério do Turismo é um dos atores públicos a empregar essa ferramenta no setor turístico com seus Planos de Marketing em sua Gestão. O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar através do método de análise SWOT as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças, onde envolve o monitoramento do ambiente externo e interno dos planos de marketing do Ministério do Turismo do Brasil nos documentos Planos de Marketing de Turismo do Brasil, onde analisou o Plano cores 2003, Plano Aquarela 2007-20010 e o Plano Aquarela 2020. A metodologia utilizada foi exploratória descritiva com abordagem qualitativa e o método da pesquisa foi o de análise documental e revisão bibliográfica em livros, artigos científicos e documentos online da Empresa Nacional de Turismo (EMBRATUR) e da página do Ministério do Turismo (MTUR). Buscando neste trabalho, através de uma análise das ações governamentais o entendimento da aplicação das Políticas Públicas no setor do Turismo.

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Biografia do Autor

Lucimari Acosta Pereira, Universidade do Vale do Itajaí- Univali

Mestre em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí- Univali, Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande,  Professora substituta no Instituto de Ciencias Humanas e da Infirmação- ICHI, da Universidade Federal do Rio Grande- FURG.

Antônio Carlos Benetti, Universidade do Vale do Itajaí- Univali

Possui graduação em Gastronomia pela Universidade do Vale do Itajaí (2016). Especialista (Latu Sensu) em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Cesumar (2017). Aluno oficial do Programa de Pós Graduação - Mestrado em Turismo e Hotelaria da Universidade Do Vale do Itajaí e bolsista do CNPq. Categoria: Mestrado - GM - Coordenador Prof. Dr. Francisco Antonio dos Anjos e orientando da Profa. Dra. Sara Joana Gadotti dos Anjos. Área de Concentração: Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria. Linha de Pesquisa: LP II - Gestão de Empresas de Turismo. Grupo: HGTUR- Grupo: Hotelaria, Gastronomia e Serviços Turístico. Integrante da equipe editorial (Assistente) da Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo (RBTur). Editada pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo - ANPTUR.

Angela Maria Carrión Carracedo Ozelame, Universidade do Vale do Itajaí- Univali

Possui graduação em Turismo (como Bacharel) pelo Centro Universitário Cândido Rondon (2004), especialização lato sensu em Planejamento Cartográfico pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008). Coordenadora e Professora do Curso de Turismo da Faculdade Anhanguera de Cuiabá. - Anhanguera Educacional (2013). Professora Titular do IFMT - Campus Cuiabá - Octayde Jorge da Silva - Área Turismo - Curso Técnico de Guia de Turismo e Eventos( maio 2013). Coordenadora do Curso Técnico em Eventos Integrado e Curso Subsequente em Eventos Noturno (out. 2014). Mestranda no Programa de Pós-Graduação de Turismo e Hotelaria da UNIVALI-SC(2016-2018). Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em planejamento turístico, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento turístico, turismo receptivo e de eventos, elaboração de roteiros turísticos, City Tour histórico-cultural e gastronômico, roteiros ecológicos. Guia de Turismo. EMBRATUR 13.004440.96-0 desde 1991. Experiência em Organização de Eventos.

Wilker Ricardo de Mendonça Nóbrega, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, campus Natal.

Bacharel em turismo pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2003), mestre em cultura e turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz e Universidade Federal da Bahia - UESC/UFBA (2006), doutor em ciências do desenvolvimento sócioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA/UFPA (2012). Foi professor de ensino superior e coordenador do curso de turismo do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia - IESAM no período entre fevereiro de 2005 à abril de 2010. É membro integrante dos grupos de pesquisa em Cultura e Turismo: Políticas e Planejamento da UESC e Turismo, Cultura e Meio Ambiente da UFPA. É líder do Grupo de Pesquisa em Planejamento e Organização do Turismo (GEPPOT/UFRN/CNPQ). Atualmente é professor adjunto III do departamento de turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, campus Natal. 

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Publicado

14-06-2018

Como Citar

PEREIRA, L. A.; BENETTI, A. C.; OZELAME, A. M. C. C.; NÓBREGA, W. R. de M. Planejamento do turismo através de políticas públicas: Análise SWOT dos planos de marketing de turismo no Brasil. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 6, n. 1, 2018. DOI: 10.21680/2357-8211.2018v6n1ID12373. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/12373. Acesso em: 28 mar. 2024.

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