Ecolabels no Turismo: análise de um prêmio de sustentabilidade na visão dos gestores das iniciativas premiadas
Ecolabels in Tourism: analysis of a sustainability award in the view of the managers of the awarded initiatives
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2020v8n1ID18121Resumo
Os prêmios de sustentabilidade estão inseridos dentro de um conjunto de ferramentas conhecidas como ecolabelsou rotulagem ambiental. Este artigo teve como objetivo compreender como uma premiação de sustentabilidade influenciou a realidade organizacional e foi vista por gestores de iniciativas premiadas. A atenção se voltou para ganhadores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade no Turismo no período de 2012 a 2017. A pesquisa teve natureza qualitativa e realizou entrevistas semi-estruturadas junto a representantes de oito iniciativas. Os resultados indicaram que a influência da premiação se dá de modo distinto, variando de um nível baixo - por ser considerada pontual, passageira ou mesmo inexistente - até uma influência considerada em nível alto - por possibilitar ampliação da visibilidade e da credibilidade, fortalecer as relações institucionais, entre outros aspectos. Para nenhum dos grupos o prêmio incrementou aspectos comerciais. Por fim, revela-se que há expectativas por parte dos entrevistados de que o Prêmio reverta, principalmente, em três tipos de ganhos: maior inserção comercial, aprendizagem e estabelecimento de relacionamentos com os parceiros do Prêmio.
Palavras-chave: Ecolabels. Prêmios. Sustentabilidade. Turismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).