Fazenda Santo Antônio do Paiol, Valença/RJ: pioneirismo em serviços de hospitalidade

Fazenda Santo Antônio do Paiol, Valença/RJ: pioneering hospitality services

Autores

  • Dan Gabriel D'Onofre Professor Adjunto C1 do Departamento de Economia Doméstica e Hotelaria da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2020v8n1ID18530

Resumo

Localizada no município fluminense de Valença, a Fazenda Santo Antônio do Paiol teve sua fundação ligada ao Ciclo do Café. Durante o século XIX, a égide do desenvolvimento baseado no modelo plantation, tendo o café (Coffea sp.) como principal gênero vegetal de produção, foi a batuta para a condução da ocupação do território, a resultar impactos de diversas ordens. Durante o período de maior acumulação monetária da cafeicultura imperial, suntuosos palácios, casarões e sedes de fazendas foram erguidos por todo Vale do Paraíba fluminense. Ainda assim, em meio a esse conjunto de fazendas que se espalharam a ferro, fogo, sangue e suor, cada uma delas possui particularidades que ainda são desconhecidas para fora do discurso turístico. Nesse sentido, o presente trabalho se dedica a discorrer sobre o processo de abertura de visitação da Fazenda Santo Antônio do Paiol, liderada por Dona Francisca Olympia Alves de Queiroz Esteves, ainda na década de 1960. Para tanto, através de uma abordagem qualitativa, a pesquisa foi conduzida tendo como instrumentos a coleta de imagens por fotografias, bem como a aplicação de formulários junto aos anfitriões atuais. Para além da observação participante, posto que o pesquisador esteve a conviver com os entrevistados, bem como a consumir os serviços de hospitalidade ofertados junto à Fazenda Santo Antônio do Paiol, os dados coletados em diário de campo, somado aos demais obtidos pelos instrumentos supracitados, foram analisados por triangulação. Vale destacar que, o artigo também se consolidou através de uma pesquisa histórica, com base nos dados secundários advindos da produção da área da história, da arquitetura e da economia. Por fim, destaca-se que, de modo inusitado, a Fazenda Santo Antônio do Paiol é uma das pioneiras na oferta de hospitalidade comercial em pleno início da segunda metade do século XX, no sul do Estado do Rio de Janeiro.

Palavras-chave: Vale do Café. Hospitalidade. História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-04-2020

Como Citar

D’ONOFRE, D. G. Fazenda Santo Antônio do Paiol, Valença/RJ: pioneirismo em serviços de hospitalidade : Fazenda Santo Antônio do Paiol, Valença/RJ: pioneering hospitality services. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 17–40, 2020. DOI: 10.21680/2357-8211.2020v8n1ID18530. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/18530. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos