Criação, formatação, gestão e promoção de bens e experiências turístico-culturais

Creation, formatting, management and promotion of tourist-cultural goods and experiences

  • Andre Fontan Kohler Professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, vinculado ao Curso de Bacharelado em Lazer e Turismo da Universidade de São Paulo – USP, São Paulo/SP, Brasil

Resumo

Nas últimas décadas, tem havido um crescimento expressivo do número de atrações turístico-culturais, dentre as quais atrações principais, centros de interpretação patrimonial e trilhas e roteiros patrimoniais. Objetiva-se apresentar, discutir e exemplificar diversas maneiras de criar, formatar, gerir e promover atrações turístico-culturais, isoladamente ou em conjunto, de modo a tornar a oferta turístico-cultural de uma cidade, região ou país mais atrativa para determinados públicos-alvo. O presente artigo aborda o seguinte: a) a criação de uma nova e original atração turístico-cultural; b) o pacote de atrações e outros elementos turísticos e de lazer; c) o desenvolvimento de trilhas e roteiros patrimoniais; d) eventos – destinos turísticos; e) centro de interpretação patrimonial; e f) eventos – atração turístico-cultural. Enquanto no exterior há o fenômeno do encerramento de atrações turístico-culturais, em virtude de um crescimento acelerado superior ao da demanda, tem ocorrido no Brasil, por parte do poder público e da iniciativa privada, um desinteresse em abrir centros de interpretação patrimonial e desenvolver trilhas e roteiros patrimoniais, dentre outras atrações, mesmo em nossas principais cidades patrimoniais. A “importação” de novos modelos e tipos de atrações turístico-culturais seria algo inovador para o mercado de turismo cultural no Brasil, mesmo que alguns desses já estejam sendo implantados no exterior, desde pelo menos os anos 1980.

Palavras-chave: Model Culture. Reprodução Autêntica. Trilhas e Roteiros Patrimoniais. Evento. Centro de Interpretação Patrimonial.

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Publicado
22-07-2020
Como Citar
FONTAN KOHLER, A. Criação, formatação, gestão e promoção de bens e experiências turístico-culturais. Revista de Turismo Contemporâneo, v. 8, n. 2, p. 251-273, 22 jul. 2020.
Seção
Artigos