Consumo e Sustentabilidade em Turismo: panorama, conceitos e métodos aplicados no contexto de pesquisas no Brasil
Consumption and Sustainability in Tourism: panorama, concepts and methods applied in research developed in Brazil
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2021v9n2ID21641Resumo
Os conceitos de consumo associados à sustentabilidade geralmente são múltiplos, porém imprecisos e com pouco consenso. No contexto de pesquisas em turismo, isso se torna ainda mais evidente, uma vez que esta área do conhecimento exige um pensamento multidisciplinar. Com foco no conceito de consumo sustentável, o objetivo central deste artigo é compreender como consumo e sustentabilidade são utilizados em pesquisas na área do turismo. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura de 71 publicações acadêmicas brasileiras no período de 2008 a 2017. Os resultados revelaram que o conceito de consumo utilizado na área de turismo em estudos sobre sustentabilidade tende a ser amplo e, comumente, a definição aborda mais aspectos ambientais e econômicos. Observa-se que nas pesquisas considerando a perspectiva prática da preservação, há uma tendência a não considerar os turistas como agentes desse processo de preservar, isso porque o consumo, nesse contexto, normalmente está voltado para análise das escolhas que as pessoas fazem ao decidirem por um bem ou serviço. Nesse sentido, a ideia de associar o ato de consumir às práticas de sustentabilidade nas destinações é uma das principais propostas para agenda de pesquisas da área.
Palavras-chave: Consumo Sustentável. Turismo. Sustentabilidade em Turismo. Publicações Nacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).