A evolução do conceito de marketing e sua aplicação no turismo: simetrias evolutivas, assimetrias temporais

Autores

  • Sérgio Luiz do Amaral Moretti Universidade Anhembi Morumbi http://orcid.org/0000-0002-9457-6064
  • Sérgio Luís Ignácio Oliveira Universidade Anhembi Morumbi
  • Claudio Gonsalves de Souza Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2018v6n1ID12477

Palavras-chave:

Marketing. Evolução de Conceitos de Marketing. Turismo. Marketing Turístico. Pesquisa em Marketing.

Resumo

No decorrer de mais de cem anos o Marketing passou por várias transformações conceituais, pensamentos, filosofias empresariais e formas de relacionamento com o mercado. O artigo tem como objetivo apresentar a evolução dos conceitos de Marketing avaliando suas intersecções com o Turismo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória de cunho historiográfico e bibliográfico que usou como exemplo os trabalhos publicados nos seminários anuais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Turismo – Anptur, Brasil, no período de 2011 a 2015. O levantamento resultou em 143 trabalhos de Marketing sobre um total de 783 apresentados durante o período, 18% do total. Por outro lado, na área de Negócios, Marketing representou 47%. A descoberta mais relevante do estudo foi que o item Pesquisa, com 42% dos trabalhos foi o que mais se destacou na produção de Marketing aplicado ao Turismo. Houve um aumento de 2,5 trabalhos para o período de 2011-2015 (27 artigos) sobre o período de 2006-2010 (11 artigos). O resultado leva a acreditar que a pesquisa nacional de Marketing, enquanto forma de entender o Turismo nacional, está se consolidando, fato demonstrado pelo foco em novas investigações, das quais se destaca o mundo digital.

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Biografia do Autor

Sérgio Luiz do Amaral Moretti, Universidade Anhembi Morumbi

Coordenador do Mestrado Profissional Gestão em Alimentos e Bebidas e professor do Programa de Pós-graduação em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi.

Sérgio Luís Ignácio Oliveira, Universidade Anhembi Morumbi

Professor do Mestrado Profissional Gestão em Alimentos e Bebidas da Universidade Anhembi Morumbi.

Claudio Gonsalves de Souza, Universidade Anhembi Morumbi

Mestrando do Mestrado Profissional Gestão em Alimentos e Bebidas da Universidade Anhembi Morumbi.

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Publicado

14-06-2018

Como Citar

MORETTI, S. L. do A.; OLIVEIRA, S. L. I.; SOUZA, C. G. de. A evolução do conceito de marketing e sua aplicação no turismo: simetrias evolutivas, assimetrias temporais. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 6, n. 1, 2018. DOI: 10.21680/2357-8211.2018v6n1ID12477. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/12477. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos