A política pública de turismo da Embratur e suas transformações até a atualidade

Embratur's public policy on tourism and its transformations so far

Autores

  • Paula Schulz dos Santos Graduanda em Turismo da Universidade de Brasília – UnB, Brasília/DF, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6544-4054
  • Livia Cristina Barros da Silva Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2021v9n3ID23460

Resumo

Dado o papel chave que a Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo tem no turismo nacional, sendo o órgão mais antigo do tipo em atividade, o presente trabalho propôs-se a estudar, de maneira qualitativa e exploratória, a construção de políticas públicas desde sua criação até os dias atuais, analisando as estratégias de promoção do Brasil no exterior. Para isso, realizou-se a análise documental da legislação, planos, programas e ações do órgão de 1966 a 2019. Os resultados foram analisados a partir das perspectivas de pesquisa avaliativa e análise de conteúdo, apontando para questões-chave a serem abordadas a partir de sua mudança de natureza jurídica ocorrida em 2020. As questões-chave são: a marca país; o regime de contratações; o acesso à recursos financeiros e tecnologias para melhor aproveitar os bens turísticos nacionais; a compreensão de sua própria história, a fim de evitar cometer novamente os erros do passado, como a não observação às tendências mundiais em promoção, utilização de linguagem de promoção com conotação sexual (desde as revistas dos anos 70 até o slogan “Brazil, visit and love us” e a falta de política norteadora clara para execução de suas ações.

Palavras-chave: Política de incentivo ao Turismo. Embratur. Estratégias de Marketing. Política Pública. Organismos de Turismo.

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Biografia do Autor

Paula Schulz dos Santos, Graduanda em Turismo da Universidade de Brasília – UnB, Brasília/DF, Brasil

Graduanda em Turismo da Universidade de Brasília com período sanduíche no City College Plymouth. Integrante do Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas de Turismo. Pesquisa Desenvolvimento, Políticas Publicas, Gestão em Turismo, Gastronomia e Cerrado.

Livia Cristina Barros da Silva, Universidade de Brasília

Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (Fau/UnB). Docente do Centro de Excelência em Turismo (CET/UnB).

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Publicado

22-09-2021

Como Citar

SCHULZ DOS SANTOS, P. .; CRISTINA BARROS DA SILVA, L. A política pública de turismo da Embratur e suas transformações até a atualidade: Embratur’s public policy on tourism and its transformations so far. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 363–384, 2021. DOI: 10.21680/2357-8211.2021v9n3ID23460. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/23460. Acesso em: 28 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos