Determinantes da competitividade em destinos turísticos
um estudo sobre a cidade de Fortaleza
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2022v10n2ID23926Resumo
O objetivo deste estudo é analisar a competitividade do destino turístico conforme os dados do Índice de Competitividade do Turismo Nacional. A pesquisa é caracterizada como exploratória, descritivo-explicativa. A metodologia, de natureza quantitativa, analisa os dados submetendo-os a testes estatísticos não-paramétricos para comparação e rankeamento dos destinos. Os resultados mostram que o destino turístico Fortaleza ocupa a 4ª posição no índice geral de competitividade. Observou-se em Fortaleza pontos fortes e fracos em relação a outros destinos turísticos localizados no nordeste do Brasil. Pode-se notar que suas principais forças estão ligadas aos indicadores de competitividade: acesso (2º colocado), infraestrutura turística (3ª colocação) e economia local (3º colocado). E, as fragilidades relacionadas aos indicadores: serviços (5º lugar); marketing (6ª posição); capacidade empresarial (6ª posição) e, aspectos ambientais (8ª posição).
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