Ensino superior em hotelaria: relação entre formação profissional e prática no mercado de trabalho

High education in hospitality: relationship between professional training and practice in the labor market

Autores

  • Amanda Lins Silva Graduanda em Hotelaria pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, João Pessoa/PB, Brasil
  • Paula Dutra Leão de Menezes Professora do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, João Pessoa/PG, Brasil http://orcid.org/0000-0001-9736-8802

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2021v9n2ID24109

Resumo

O tema educação e trabalho no ensino superior vêm se aproximando em decorrência do reconhecimento das questões inerentes a formação profissional recebida e a adequação com o cotidiano de trabalho. Dessa forma, destaca-se a necessidade de compreender se a formação recebida pelos bacharéis em hotelaria está cumprindo seus propósitos e, ao mesmo tempo, fornecer subsídios para a entendimento da relação entre formação profissional e prática profissional. O presente estudo analisou a relação entre a formação do profissional e prática de mercado de trabalho na perspectiva dos egressos do curso de hotelaria da Universidade Federal da Paraíba. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa descritiva. Para a coleta de dados realizou-se entrevista de Grupo Focal com egressos do curso de hotelaria da UFPB que estão atualmente inseridos no mercado de trabalho em hotelaria. Os egressos expuseram que o curso melhorou com o novo projeto pedagógico de curso e, que atualmente, está caminhando para encontrar uma identidade e avaliam que a transferência do curso do campus de Mamanguape para João Pessoa, bem como a criação do Departamento de turismo e Hotelaria contribuiu para a formação de uma identidade. Segundo os entrevistados faltou na formação mais aspectos relacionados a parte operacional e, sobretudo a prática, elencando como o ponto mais negativo a ausência de laboratórios no curso. Em relação a formação profissional e o mercado de trabalho afirmaram que foi distante, e explicaram que o setor está em crise, que são muitas as mudanças no contexto do mercado e das novas tendências.

Palavras-chave: Ensino Superior.  Formação Profissional. Hotelaria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Lins Silva, Graduanda em Hotelaria pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, João Pessoa/PB, Brasil

Graduanda em Hotelaria, Universidade Federal da Praíba (UFPB).

Paula Dutra Leão de Menezes, Professora do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, João Pessoa/PG, Brasil

Doutora em Humanidades y Artes (Educação) pela Universidad Nacional de Rosario (UNR), Professora do Departamento de Turismo e Hotelaria (DTH) - CCTA -UFPB - João Pessoa - PB.

 

Downloads

Publicado

03-05-2021

Como Citar

LINS SILVA, A.; MENEZES, P. D. L. de. Ensino superior em hotelaria: relação entre formação profissional e prática no mercado de trabalho: High education in hospitality: relationship between professional training and practice in the labor market. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 195–214, 2021. DOI: 10.21680/2357-8211.2021v9n2ID24109. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/24109. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos