Ensino superior em hotelaria: relação entre formação profissional e prática no mercado de trabalho
High education in hospitality: relationship between professional training and practice in the labor market
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2021v9n2ID24109Resumo
O tema educação e trabalho no ensino superior vêm se aproximando em decorrência do reconhecimento das questões inerentes a formação profissional recebida e a adequação com o cotidiano de trabalho. Dessa forma, destaca-se a necessidade de compreender se a formação recebida pelos bacharéis em hotelaria está cumprindo seus propósitos e, ao mesmo tempo, fornecer subsídios para a entendimento da relação entre formação profissional e prática profissional. O presente estudo analisou a relação entre a formação do profissional e prática de mercado de trabalho na perspectiva dos egressos do curso de hotelaria da Universidade Federal da Paraíba. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa descritiva. Para a coleta de dados realizou-se entrevista de Grupo Focal com egressos do curso de hotelaria da UFPB que estão atualmente inseridos no mercado de trabalho em hotelaria. Os egressos expuseram que o curso melhorou com o novo projeto pedagógico de curso e, que atualmente, está caminhando para encontrar uma identidade e avaliam que a transferência do curso do campus de Mamanguape para João Pessoa, bem como a criação do Departamento de turismo e Hotelaria contribuiu para a formação de uma identidade. Segundo os entrevistados faltou na formação mais aspectos relacionados a parte operacional e, sobretudo a prática, elencando como o ponto mais negativo a ausência de laboratórios no curso. Em relação a formação profissional e o mercado de trabalho afirmaram que foi distante, e explicaram que o setor está em crise, que são muitas as mudanças no contexto do mercado e das novas tendências.
Palavras-chave: Ensino Superior. Formação Profissional. Hotelaria.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).