O caso do museu histórico e pedagógico Índia Vanuíre: sua importância para a atividade turística
The case of Índia Vanuíre historical and pedagogical museum: it’s importance to tourist trade
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2021v9n3ID24115Resumo
No presente estudo objetiva-se analisar a importância do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre para o município de Tupã. Para tanto evidenciou-se o caráter educativo de um museu, além de sua utilização para o turismo. Com isso, busca-se entender qual sua importância enquanto atrativo turístico, ou seja, se ele contribui para o fluxo turístico, além de verificar sua atuação enquanto ferramenta para educação. O museu localiza-se em Tupã – SP e, através dele conta-se e preserva-se a história da formação do município, dessa maneira, o local relembra e mantém vivo o passado desde os primeiros habitantes da região, os indígenas, e também os demais povos que formaram o município. O estudo possui caracterização de pesquisa exploratória, utilizando-se pesquisa documental, bibliográfica, de observação e estudo de caso. Além de entrevista e visitação com observação no local. Os dados de visitação foram analisados de forma qualitativa e quantitativamente. Apesar de abordar dados de fluxo turístico em números, a análise de dados se deu de forma significativa e não quantitativa. Como resultado, foi possível verificar que o museu possui reconhecimento e atratividade para o turismo, além de cumprir com maestria seu papel enquanto museu, desta maneira, o MHPIV é importante tanto para o município e seus munícipes como para a região. Sendo assim, poderá se consolidar como atrativo turístico regional e nacional assim como já acontece com demais museus.
Palavras-chave: Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre. Museu. Educação. Turismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).