Observatórios de Turismo e COVID-19:

Um comparativo entre as pesquisas de sondagem empresarial dos observatórios de turismo dos estados do Mato Grosso do Sul e do Paraná, Brasil

Autores

  • Ana Kuss Universidade Federal do Paraná
  • Stella Gardolinski
  • Nayla Ambrosio
  • Julia Kauling
  • Juliana Medaglia

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2022v10n2ID24716

Resumo

Nos últimos anos a atividade turística presenciou um crescimento acelerado. Entretanto, com a chegada do COVID-19, o setor demonstrou uma queda, ocasionando diversos impactos que levarão um tempo ainda não determinado para recuperação. Assim, é necessário entender os impactos causados pela pandemia para acompanhar o retorno e a evolução das atividades do mercado turístico. Foram utilizadas pesquisas de Sondagem Empresarial dos impactos da COVID-19 no setor de turismo, realizadas por Observatórios de Turismo em parceria com a Rede Brasileira de Observatórios de Turismo - RBOT. Outrossim, o artigo tem como objetivo reconhecer alguns dos impactos da pandemia no turismo, a partir da comparação dos resultados de pesquisas dos Observatórios de Turismo dos Estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul. Para tanto, a pesquisa caracteriza-se como descritiva, a partir de uma abordagem quantitativa. No período de realização da sondagem de ambas pesquisas, notou-se que a pandemia ainda não havia causado forte impacto econômico e social, bem como, observou-se que os preços dos produtos / serviços não sofreram alteração nos dois estados. Com isso, percebe-se que as empresas entrevistadas possuem similaridades quanto ao perfil, porte, impactos causados pela pandemia e medidas adotadas em relação aos produtos e serviços. Dessa forma, concluiu-se que a comparação entre ambos estados possibilitou visualizar os impactos causados pela pandemia do COVID-19, bem como o papel dos Observatórios de Turismo, que sustentam a ideia de que as informações e conhecimento são capazes de contribuir para o entendimento do panorama de desenvolvimento e recuperação econômica das empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06-06-2022

Como Citar

KUSS, A.; GARDOLINSKI , S.; AMBROSIO, N.; KAULING, J.; MEDAGLIA, J. . Observatórios de Turismo e COVID-19: : Um comparativo entre as pesquisas de sondagem empresarial dos observatórios de turismo dos estados do Mato Grosso do Sul e do Paraná, Brasil . Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 10, n. 2, 2022. DOI: 10.21680/2357-8211.2022v10n2ID24716. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/24716. Acesso em: 8 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos