Competências necessárias aos profissionais do mercado hoteleiro sob a ótica de atores sociais do turismo de São Luís do Maranhão
Necessary competencies for professionals in the hospitality sector from the perspective of tourism social actors in São Luís do Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2022v10n2ID25733Resumo
Objetivou-se identificar as competências necessárias aos profissionais do mercado hoteleiro no contexto atual e futuro, sob a ótica de atores sociais do turismo da capital maranhense, além das carências de formação e os desafios futuros para estes trabalhadores. Trata-se de pesquisa descritiva, transversal e qualitativa com representantes da esfera público-privada do turismo. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados apontam como competências gerais: “conhecimentos sobre comportamento do consumidor”, e “habilidades gerais em vendas, gestão e atendimento”; e específicas: “conhecimentos em gestão de receitas e idiomas”. As atitudes mais destacadas foram “proatividade, empatia, ser hospitaleiro e ético”. As carências na formação versam acerca do “conhecimento sobre idiomas, empreendedorismo e inovação” e "estratégias de aprendizagem aplicadas”, enquanto os desafios futuros se relacionam a “conhecimentos sobre marketing de destinos e métodos quantitativos”, afora “habilidades de atender o novo consumidor e utilizar novas tecnologias”.
Palavras-chave: Competências Profissionais. Carências na Formação Profissional. Desafios Profissionais. Mercado Hoteleiro. São Luís do Maranhão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Turismo Contemporâneo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).