A produção acadêmica sobre o Turismo Religioso e a COVID-19:
uma pesquisa Bibliométrica entre os anos 2015 a 2021
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2022v10n1ID26123Resumo
A produção acadêmica abordando a temática do turismo religioso tem sido crescente nos últimos anos. Particularmente em 2020 e 2021 onde verifica-se o crescimento de estudos e a consequente relevância dessa área. Sobretudo em 2020 quando o mundo foi atingido pela grave pandemia de Covid-19. Dessa forma, a temática do turismo religioso se encontra também impactada pela referida pandemia, assim, foram necessária medidas sanitárias e o isolamento social imposto para a contenção do vírus afetando diversos segmentos turísticos O presente trabalho se utilizou de uma pesquisa exploratório-descritiva com abordagem quantitativa e como metodologia a bibliometria a respeito do tema, utilizando como ferramenta a base de dados Scopus, a fim observar os impactos ocasionados pela crise pandêmica no atendimento aos praticantes de turismo sob a motivação religiosa, bem como compreender a pertinência do assunto por meio da apresentação de material publicado a respeito do tema. Os resultados indicam a importância e a relevância da temática na contemporaneidade e também a importância de pesquisas práticas sobretudo no contexto brasileiro que possam esclarecer pontos ainda não muito bem aprofundados sobre a temática. Sobretudo porque a abordagem a esse conteúdo se utiliza de bibliografia recente, os autores deste trabalho pretenderam apresentar um panorama destas publicações no contexto pandêmico, estimando que possa também servir como apoio para pesquisas posteriores.
Palavras-chave: Turismo religioso. Pandemia. Bibliometria.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).