Festas Religiosas no Espaço Virtual
dimensões socioculturais do Turismo Religioso no Estado Rio Grande Norte/RN
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2022v10n1ID26300Resumo
O artigo resulta da análise de duas festas religiosas no estado do Rio Grande do Norte: Santa Rita de Cássia e Protomártires do Brasil que, já estruturadas em suas dinâmicas, re-organizaram seus espaços, deslocando as celebrações para os meios digitais - devido ao isolamento social provocado pela pandemia do Coronavírus (SARS-CoV-2). O objetivo é analisar as festividades no espaço virtual ligadas à cultura religiosa transmitida de geração em geração. Trata-se de um estudo de caso múltiplo com abordagem qualitativa resultante da observação, questionários via comunicador instantâneo (messenger), participação em live, eventos online e discussões no meio virtual. Questiona-se, quais alterações as festas religiosas do catolicismo popular sofrem ao se deslocar para o ambiente virtual?
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).