Turismo religioso e combate à intolerância em tempos de covid 19:

um olhar sobre a umbanda na cidade de Teresópolis (RJ)

Autores

  • Jackelyn Thaywani Pereira Vieira Mestre em Turismo pela Universidade Federal Fluminense – UFF, Niterói/RJ, Brasil
  • Valeria Lima Guimarães Professora adjunta da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense – UFF, Niterói/RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2022v10n1ID26316

Resumo

O presente artigo desdobra-se de uma dissertação de mestrado em Turismo defendida em 2021, que teve como foco o turismo religioso na cidade de Teresópolis-RJ, com destaque para a umbanda, e amplia a discussão para o contexto da covid-19. A cidade foi escolhida por ter muitos templos religiosos de matriz africana e também por apresentar fortes registros de intolerância religiosa comprovados pelo Estado nos últimos anos. O trabalho pretende fazer uma contribuição para o debate sobre a inserção das religiões de matriz africana no turismo e alertar para o crescente número de casos de agressões aos templos religiosos e também aos seus manifestantes, reforçando a importância do respeito à diversidade religiosa. Com um olhar atento para as atividades de um centro de umbanda e de um santuário umbandista, ambos localizados na referida cidade, é feita uma análise sobre o potencial turístico do local. O estudo aponta também os impactos da pandemia de covid-19 nas atividades do centro e do santuário de umbanda pesquisados e seus reflexos sobre a prática do turismo religioso. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas, participação em eventos de turismo religioso (online) que abordaram a questão da pandemia, e pesquisa de campo com observação direta. O trabalho é concluído com a apresentação das formas de resistência e das estratégias construídas pelos religiosos umbandistas para a manutenção da sua fé no contexto da pandemia e fortalece o argumento da importância do turismo religioso como um possível agente promotor do respeito à diversidade religiosa e cultural.

Palavras-chave: Turismo Religioso. Umbanda. Teresópolis-RJ. Covid-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jackelyn Thaywani Pereira Vieira, Mestre em Turismo pela Universidade Federal Fluminense – UFF, Niterói/RJ, Brasil

Mestre em Turismo pela Universidade Federal Fluminense; Licenciada em Turismo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

30-03-2022

Como Citar

THAYWANI PEREIRA VIEIRA, J.; GUIMARÃES, V. L. Turismo religioso e combate à intolerância em tempos de covid 19: : um olhar sobre a umbanda na cidade de Teresópolis (RJ). Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 94–116, 2022. DOI: 10.21680/2357-8211.2022v10n1ID26316. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/26316. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos