"Gay Friendly pra quem ?"

Problematizando relações entre reprodução ideológica e produção de violência do turismo LGBT

Autores

  • Maicon Moreira Universidade de Caxias do Sul
  • Dianine Censon Universidade Estadual do Centro-Oeste / Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciene Jung de Campos Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2023v11n1ID26849

Resumo

O turismo tem defendido a segmentação LGBT não apenas como alternativa econômica, mas também de inclusão. A existência de contradições que evidenciam a subversão dessa ética nos levou ao documentário “Depois do Fervo” (Faisting, 2017), que problematiza a cidade de Florianópolis/SC - Brasil como um destino turístico gay friendly. Pela análise de seus efeitos de sentido, orientados pela Análise do Discurso de Michel Pêcheux, questionamos se seria possível problematizar relações entre reprodução ideológica e produção de violência no/pelo turismo. A partir de nossas análises, consideramos contingente repensar as práticas de turismo LGBT, buscando romper com as estruturas de reprodução ideológicas dominantes e de produção de violência contra a população LGBT. Também, que políticas públicas voltadas ao turismo LGBT devem ser pensadas com a consideração das demais políticas necessárias à garantia dos direitos LGBT. Por fim, propomos a construção de uma agenda de políticas públicas em que esses processos sejam mutuamente considerados entre si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maicon Moreira, Universidade de Caxias do Sul

Doutorando em Turismo e Hospitalidade na Universidade de Caxias do Sul –UCS, Caxias do Sul/RS, Brasil

Dianine Censon, Universidade Estadual do Centro-Oeste / Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora substituta de Ensino Básico, Técnico, Tecnológico, no Eixo Tecnológico de Turismo, Hospitalidade e Lazer, e no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, no Instituto Federal de Tocantins –IFTO, Palmas/TO, Brasil 

Luciene Jung de Campos, Universidade de Caxias do Sul

Professora do Centro de Humanidades e do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul (PPGTURH/UCS), docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGLET/UFRGS). Doutora em Estudos da Linguagem, do texto e do Discurso (UFRGS). Graduada em Psicologia (PUCRS).

Downloads

Publicado

19-12-2022

Como Citar

MOREIRA, M.; CENSON, D.; JUNG DE CAMPOS, L. "Gay Friendly pra quem ?" : Problematizando relações entre reprodução ideológica e produção de violência do turismo LGBT . Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 11, n. 1, 2022. DOI: 10.21680/2357-8211.2023v11n1ID26849. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/26849. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos