Construção do conhecimento em turismo

Um estudo preliminar com especialistas da área.

Autores

  • Lúcia Oliveira da Silveira Santos Universidade de São Paulo / Programa de Pós-Graduação em Turismo
  • Maria Stela Reis Crotti Universidade Anhembi Morumbi/Programa de Pós-Graduação em Hospitalidade

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2023v11n1ID27308

Resumo

Este artigo pretende discutir o turismo como uma área de conhecimento, com bases que possam fundamentá-lo como uma teoria e uma ciência.  Ele se propõe a examinar como a construção do conhecimento se deu através dos tempos e como, na atualidade, acadêmicos e profissionais da área entendem essa área de conhecimento. Embora o tema turismo tenha sido abordado por inúmeros autores por mais de um século, ainda perdura a questão sobre termos ou não uma teoria do turismo ou mesmo se o turismo constitui uma ciência. Por meio de entrevistas com especialistas, buscamos insumos para, mediante análise qualitativa, apresentar elementos para o estudo da episteme do turismo. Apesar de não se pretender conclusivo, este estudo demonstra que essa área de conhecimento em muito amadureceu e apresenta perspectivas de desenvolvimento promissoras. Apresentou-nos um acordo central de que a complementaridade de outras áreas das quais o turismo necessita é sua grande riqueza e seu maior benefício, pois este é um campo científico aberto, plural e em construção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Oliveira da Silveira Santos, Universidade de São Paulo / Programa de Pós-Graduação em Turismo

Doutoranda em Turismo pela Universidade de São Paulo (USP, 2020-2024), mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi (2006), especialista em Ecoturismo e também em Lazer & Animação Sociocultural - ambas pelo Senac (2002) e possui graduação em Hotelaria - Senac (2000). É professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF) nos cursos de bacharelado em Turismo e de tecnologia em Hotelaria. Pesquisa nas áreas de desinformação em turismo; e de hospitalidade e lazer.

Maria Stela Reis Crotti, Universidade Anhembi Morumbi/Programa de Pós-Graduação em Hospitalidade

Doutoranda no tema Hospitalidade, Cultura e o Mercado de Luxo pela Universidade Anhembi-Morumbi - Laureate International Universities. Mestre em Hospitalidade pelo Programa de Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi - Laureate International Universities. Pós-graduação em Administração em Recursos Humanos pelas Universidade de São Paulo, Administração em Recursos Humanos pela UNIP, Gestão Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Cursos de Especialização em Gestão, Qualidade Total, Competência nos Negócios, Mercado de Luxo, Marketing de Serviço, comportamento de Consumo. Graduação em Bacharel em Letras pela Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas e Licenciatura Plena em Letras pela Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas. Trabalhou como Professora de Ensino de Idiomas. Gerente Operacional e Regional de unidades Educacionais do Senac SP. Atualmente, atua como Diretoria de Relacionamento e Serviços ao Aluno do Centro Universitário Senac. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração e Serviços.

Downloads

Publicado

19-12-2022

Como Citar

OLIVEIRA DA SILVEIRA SANTOS, L.; REIS CROTTI, M. S. Construção do conhecimento em turismo: Um estudo preliminar com especialistas da área. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 11, n. 1, 2022. DOI: 10.21680/2357-8211.2023v11n1ID27308. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/27308. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos