Construção do conhecimento em turismo
Um estudo preliminar com especialistas da área.
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2023v11n1ID27308Resumo
Este artigo pretende discutir o turismo como uma área de conhecimento, com bases que possam fundamentá-lo como uma teoria e uma ciência. Ele se propõe a examinar como a construção do conhecimento se deu através dos tempos e como, na atualidade, acadêmicos e profissionais da área entendem essa área de conhecimento. Embora o tema turismo tenha sido abordado por inúmeros autores por mais de um século, ainda perdura a questão sobre termos ou não uma teoria do turismo ou mesmo se o turismo constitui uma ciência. Por meio de entrevistas com especialistas, buscamos insumos para, mediante análise qualitativa, apresentar elementos para o estudo da episteme do turismo. Apesar de não se pretender conclusivo, este estudo demonstra que essa área de conhecimento em muito amadureceu e apresenta perspectivas de desenvolvimento promissoras. Apresentou-nos um acordo central de que a complementaridade de outras áreas das quais o turismo necessita é sua grande riqueza e seu maior benefício, pois este é um campo científico aberto, plural e em construção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Turismo Contemporâneo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).