A relação entre as geotags e a visitação em áreas naturais:
estudo do atrativo Pedra Grande (PR)
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2022v10n3ID27468Resumo
Esta abordagem parte de observação da movimentação de pessoas buscando espaços ao ar livre para recreação na pandemia da covid-19, em 2020, e suas postagens em redes sociais acompanhadas de geotags. O objetivo geral do artigo foi considerar o uso de geotags na visitação de áreas naturais protegidas durante a pandemia. Os objetivos específicos englobaram identificar a utilização das geotags em redes sociais nos estudos de turismo e as postagens no Instagram com a geotag “Pedra Grande, Ponta Grossa-Pr”, realizadas entre 2016 e 2020. O objeto de estudo está localizado no distrito de Itaiacoca, Ponta Grossa-PR, vizinho ao Parque Nacional dos Campos Gerais. Trata-se de um estudo exploratório e qualitativo partindo da observação assistemática para realizar revisão bibliográfica sistemática sobre geotags e turismo. Utiliza-se dos bancos de dados científicos Scopus e Web of Science, além de pesquisa no Instagram. Foram encontradas 758 menções da geotag com aumento expressivo em 2020. Ao realizar-se uma verificação mensal referente ao ano de 2020, percebeu-se a concentração de postagens entre julho e setembro, período que houve divulgação massiva. No entanto, moradores da comunidade denunciaram mau comportamento dos visitantes. Não é possível afirmar que o interesse pela Pedra Grande se deu por causa da pandemia, mas que as postagens geo-etiquetadas contribuíram para a visibilidade do local. Constata-se que as geotags em redes sociais são bons indicadores para se caracterizar a movimentação turística, podendo subsidiar ações de planejamento turístico com dados confiáveis e de baixo custo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Turismo Contemporâneo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).