A relação entre as geotags e a visitação em áreas naturais:

estudo do atrativo Pedra Grande (PR)

Autores

  • Valéria de Meira Albach UEPG
  • Jasmine Cardozo Moreira UEPG
  • Leandro Baptista UEPG
  • Emerson Faria dos Santos UEPG

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2022v10n3ID27468

Resumo

Esta abordagem parte de observação da movimentação de pessoas buscando espaços ao ar livre para recreação na pandemia da covid-19, em 2020, e suas postagens em redes sociais acompanhadas de geotags. O objetivo geral do artigo foi considerar o uso de geotags na visitação de áreas naturais protegidas durante a pandemia. Os objetivos específicos englobaram identificar a utilização das geotags em redes sociais nos estudos de turismo e as postagens no Instagram com a geotag “Pedra Grande, Ponta Grossa-Pr”, realizadas entre 2016 e 2020. O objeto de estudo está localizado no distrito de Itaiacoca, Ponta Grossa-PR, vizinho ao Parque Nacional dos Campos Gerais. Trata-se de um estudo exploratório e qualitativo partindo da observação assistemática para realizar revisão bibliográfica sistemática sobre geotags e turismo. Utiliza-se dos bancos de dados científicos Scopus e Web of Science, além de pesquisa no Instagram. Foram encontradas 758 menções da geotag com aumento expressivo em 2020. Ao realizar-se uma verificação mensal referente ao ano de 2020, percebeu-se a concentração de postagens entre julho e setembro, período que houve divulgação massiva. No entanto, moradores da comunidade denunciaram mau comportamento dos visitantes. Não é possível afirmar que o interesse pela Pedra Grande se deu por causa da pandemia, mas que as postagens geo-etiquetadas contribuíram para a visibilidade do local. Constata-se que as geotags em redes sociais são bons indicadores para se caracterizar a movimentação turística, podendo subsidiar ações de planejamento turístico com dados confiáveis e de baixo custo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jasmine Cardozo Moreira, UEPG

Professora no curso de Turismo e na pós graduação em Geografia na Universidade Estadual de Ponta Grossa. É professora visitante na Universidade de West Virginia (EUA). Coordena o LABTAN (Laboratório de Turismo em Áreas Naturais) da UEPG e integra comissões da IUCN.

Leandro Baptista, UEPG

Professor no curso de Turismo da Univerdade Estadual de Ponta Grossa

Emerson Faria dos Santos, UEPG

Géografo e graduando em Turismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Downloads

Publicado

25-08-2022

Como Citar

DE MEIRA ALBACH, V.; CARDOZO MOREIRA, J.; BAPTISTA, L.; FARIA DOS SANTOS, E. A relação entre as geotags e a visitação em áreas naturais: : estudo do atrativo Pedra Grande (PR). Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 10, n. 3, 2022. DOI: 10.21680/2357-8211.2022v10n3ID27468. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/27468. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos