Cicloturismo em unidades de conservação:

o Caso de Sucesso Rota da Baleia Franca (SC)

Autores

  • Marcos Bosquetti Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2023v11n1ID28595

Resumo

As belezas naturais de uma Área de Proteção Ambiental como a APA da Baleia Franca no litoral sul de Santa Catarina – berçário natural desses mamíferos – são ao mesmo tempo a principal atração turística e o recurso mais impactado pelo turismo rápido, ostensivo e predatório. O turismo de bicicleta (cicloturismo), com seu ritmo mais lento e contemplativo, surge como uma alternativa de atividade turística em unidades de conservação. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa em forma de estudo de caso do Programa de Cicloturismo Rota da Baleia Franca, uma iniciativa pioneira no Brasil com 13 anos de operação em uma das principais áreas de proteção ambiental da costa brasileira. Foram realizadas entrevistas em profundidade com representantes de todos os grupos de stakeholders, um grupo focal de pesquisa com cicloturistas participantes do Programa, registros da observação participante e coleta de dados secundários de diversas fontes. Os resultados indicam que o Programa de Cicloturismo contribui para o alcance dos objetivos estratégicos do Plano de Manejo da APA da Baleia Franca por promover a valorização do patrimônio ambiental e cultural do território e a interação do cicloturista com a natureza e a comunidade local de forma sustentável. Este artigo discute as contribuições do Programa de Cicloturismo Rota da Baleia Franca para o território e os desafios envolvidos na sua implantação e operação fornecendo insights para o desenvolvimento desta atividade turística em outras unidades de conservação de uso sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Bosquetti, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo FEA/USP e Mestre em Administração pela University of Bath, Inglaterra. Professor Associado do Departamento Ciências da Administração no Centro Socioeconômico da Universidade Federal de Santa Catarina e Líder do Grupo de Pesquisa CNPq  BikeTour Cicloturismo

Downloads

Publicado

19-12-2022

Como Citar

BOSQUETTI, M. Cicloturismo em unidades de conservação: : o Caso de Sucesso Rota da Baleia Franca (SC). Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 11, n. 1, 2022. DOI: 10.21680/2357-8211.2023v11n1ID28595. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/28595. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos