CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA O DOSSIÊ: "GÊNERO E SEXUALIDADE: erotismo, subjetividade, território e direito"

01-11-2022

Organizadores:

Paulo Victor Leite Lopes (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil)

Isadora Lins França (Universidade Estadual de Campinas, Brasil)

Gustavo Blázquez (Universidade Nacional de Córdoba, Argentina)

 

 

As últimas décadas têm assistido a transformações importantes no campo de gênero e sexualidade, em direção à emergência de novos sujeitos, categorias e direitos num terreno permeado por disputas e conflitos. A antropologia tem fornecido contribuição central para a compreensão desses processos, afirmando seu compromisso histórico com as populações cujos direitos e dignidade têm estado sob ataque por parte de diferentes atores sociais. O conhecimento produzido no âmbito dos estudos de gênero e sexualidade tem também iluminado, de modo geral, processos de produção de diferenças e de desigualdades, partindo da perspectiva de que gênero e sexualidade se articulam – e constituem-se mutuamente – com outras categorias tais como raça, classe social, geração, territorialidades, entre outras.

 O objetivo deste dossiê é reunir contribuições que, situados na intersecção entre gênero, sexualidade e outras categorias de diferença, ofereçam uma reflexão pertinente ao contexto contemporâneo, particularmente nos seguintes termos: 1) das dinâmicas relacionadas à violência nas suas diversas modalidades, contextos sociais e formas de administração; 2) dos intrincados processos de subjetivação relacionados a gênero e a sexualidade e da produção de corpos e sujeitos; 3) da constituição de territórios e dos processos envolvendo circulação, trânsitos, fluxos e fronteiras de diferentes ordens; 4) das transformações, conflitos e disputas no campo dos direitos, políticas e movimentos.

As/os autores/as devem submeter seus textos, seguindo as normas do periódico, por meio do portal https://periodicos.ufrn.br/vivencia/index até o dia 24 de abril de 2023. O número está previsto a ser publicado para o primeiro semestre de 2023. A revista Vivência publica textos em português, espanhol, inglês e francês. Portanto, artigos estrangeiros serão bem-vindos.

Para mais informações, enviar mensagem para o e-mail vivenciareant@yahoo.com.br indicando como assunto da mensagem o tema do dossiê: “GÊNERO E SEXUALIDADE: erotismo, subjetividade, território e direito”.

É indispensável que as/os autores observem as normas da Vivência [em: https://periodicos.ufrn.br/vivencia/about/submissions] antes de submeterem as suas propostas.