CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA O DOSSIÊ: “EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM GÊNERO E DIVERSIDADE"

29-11-2023

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM GÊNERO E DIVERSIDADE”

Organizadoras:

Elisete Schwade (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil)

Miriam Pillar Grossi (Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil)

 

A extensão universitária vem sendo objeto de reflexões recentes, sobretudo após a demanda de inclusão nas estruturas curriculares dos cursos de graduação – a "curricularização", definida na resolução CNE 07/2018. Nesse processo as universidades federais passaram a discutir diretrizes, políticas e regulamentações, sendo necessário definir o que se caracteriza como extensão universitária, teórica e metodologicamente. Essas discussões têm acontecido em um ambiente universitário que vem passando por profundas transformações, em particular devido à implementação de políticas de acesso e permanência de estudantes que tem ingressado por ações afirmativas e também pela chamada "interiorização" do ensino superior publico, dada pela criação de novas universidades federais em regiões afastadas das capitais. Em razão desse contexto político e considerando que a extensão é, por definição, espaço de comunicação, diálogo e interação universidade/sociedade, o objetivo deste dossiê é refletir sobre o impacto da extensão na formação de estudantes de antropologia e ciências sociais, direito e educação.   Além de refletir sobre o impacto das mudanças curriculares devido à implantação da curricularização da extensão, o dossiê refletirá também sobre as relações entre a extensão universitária com as políticas públicas no campo educacional e com movimentos sociais do campo feminista, LGBTQUIA+, negro, indígena, de pessoas com deficiência e direitos humanos, refletidas a partir de experiências e aprendizados situados na antropologia.

As/os autores/as devem submeter seus textos, seguindo as normas do periódico, por meio do portal https://periodicos.ufrn.br/vivencia/index até o dia 30 de março de 2024. O número está previsto a ser publicado para o segundo semestre de 2024. A revista Vivência publica textos em português, espanhol, inglês e francês.

Para mais informações, enviar mensagem para o e-mail vivenciareant@yahoo.com.br indicando como assunto da mensagem o tema do dossiê: Extensão universitária em gênero e diversidade"

É indispensável que as/os autores observem as normas da Vivência [em: https://periodicos.ufrn.br/vivencia/about/submissions] antes de submeterem as suas propostas.