USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E DINÂMICAS DO TRABALHO DOCENTE

Autores

  • Tássio de Souza Damasceno
  • Denise Machado Cardoso
  • Lorena Tamyres Trindade da Costa

DOI:

https://doi.org/10.21680/2238-6009.2018v1n51ID17179

Resumo

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) invadiram as salas de aula modificando completamente o cotidiano acadêmico, estabelecendo uma nova relação entre as tecnologias e a sociabilidade, configurando a cultura contemporânea. A partir disso, buscamos analisar como discentes e docentes do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Pará (UFPA) têm utilizado essas novas tecnologias como, por exemplo, tablets, notebooks e smartphones, como ferramentas didáticas no processo de ensino dentro da sala de aula. O objetivo deste trabalho é identificar para que fins esses sujeitos estão utilizando essas ferramentas dentro da sala de aula e se existe a aplicação delas como auxiliares no ensino. A metodologia utilizada neste trabalho é baseada na pesquisa de campo, na qual foram utilizados instrumentos como roteiro de entrevista semiestruturada, a observação direta e participante e o registro em diário de campo. A partir dos resultados obtidos nessa pesquisa, podemos ressaltar uma série de processos provenientes da inserção e do uso de TIC dentro do contexto acadêmico e, principalmente, dentro da sala de aula. Dessa forma, destacamos as iniciativas didáticas e os conflitos na relação entre docentes e discentes referentes ao uso de TIC durante as aulas, bem como a tentativa da instituição em adaptar sua estrutura física para suprir as demandas provenientes do atual contexto da Sociedade da Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22-03-2019

Como Citar

DAMASCENO, T. de S.; CARDOSO, D. M.; COSTA, L. T. T. da. USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E DINÂMICAS DO TRABALHO DOCENTE. Vivência: Revista de Antropologia, [S. l.], v. 1, n. 51, 2019. DOI: 10.21680/2238-6009.2018v1n51ID17179. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/17179. Acesso em: 24 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos/Articles