USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E DINÂMICAS DO TRABALHO DOCENTE

Autores/as

  • Tássio de Souza Damasceno
  • Denise Machado Cardoso
  • Lorena Tamyres Trindade da Costa

DOI:

https://doi.org/10.21680/2238-6009.2018v1n51ID17179

Resumen

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) invadiram as salas de aula modificando completamente o cotidiano acadêmico, estabelecendo uma nova relação entre as tecnologias e a sociabilidade, configurando a cultura contemporânea. A partir disso, buscamos analisar como discentes e docentes do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Pará (UFPA) têm utilizado essas novas tecnologias como, por exemplo, tablets, notebooks e smartphones, como ferramentas didáticas no processo de ensino dentro da sala de aula. O objetivo deste trabalho é identificar para que fins esses sujeitos estão utilizando essas ferramentas dentro da sala de aula e se existe a aplicação delas como auxiliares no ensino. A metodologia utilizada neste trabalho é baseada na pesquisa de campo, na qual foram utilizados instrumentos como roteiro de entrevista semiestruturada, a observação direta e participante e o registro em diário de campo. A partir dos resultados obtidos nessa pesquisa, podemos ressaltar uma série de processos provenientes da inserção e do uso de TIC dentro do contexto acadêmico e, principalmente, dentro da sala de aula. Dessa forma, destacamos as iniciativas didáticas e os conflitos na relação entre docentes e discentes referentes ao uso de TIC durante as aulas, bem como a tentativa da instituição em adaptar sua estrutura física para suprir as demandas provenientes do atual contexto da Sociedade da Informação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

22-03-2019

Cómo citar

DAMASCENO, T. de S.; CARDOSO, D. M.; COSTA, L. T. T. da. USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E DINÂMICAS DO TRABALHO DOCENTE. Vivência: Revista de Antropologia, [S. l.], v. 1, n. 51, 2019. DOI: 10.21680/2238-6009.2018v1n51ID17179. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/17179. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos/Articles