A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E GÊNERO POR MEIO DA WEBQUEST: A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM AÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2238-6009.2024v1n63ID35738Resumo
O enfoque da presente pesquisa reside em compreender como a produção de WebQuest (WQ), na formação inicial de Pedagogia, pode contribuir para a promoção de uma educação em direitos humanos (EDH) e gênero, no que tange a prática de uma educação inclusiva, crítica, conscientizadora e dialógica. Além disso, objetivou averiguar se as WQ podem ser utilizadas como propostas de curricularização da extensão, mediante discussões da EDH e gênero. Para tanto, realizou-se a análise de seis WebQuest e seu vínculo com a extensão universitária, produzidas por estudantes do curso de Pedagogia/licenciatura, de uma universidade do interior do Estado do Paraná. Foi utilizada a metodologia Estudo de Caso articulada à pesquisa bibliográfica que permitiu o aprofundamento e a ampliação dos estudos teóricos acerca da temática. O aporte teórico se desenvolveu com ênfase nos pressupostos freiriano, referenciais voltados à Educação em Direitos Humanos e tecnologia na formação docente. A WQ, por sua possibilidade dinâmica, interativa, interdisciplinar e intercultural mostrou-se como um recurso possível para a extensão entre universidade e comunidade, a fim de educar em direitos humanos de maneira ampla. Considera-se que a formação educacional voltada a Educação em Direitos Humanos e gênero com o uso das novas tecnologias, desde que garantida a cidadania digital, pode favorecer a formação de pessoas críticas, de modo a promover conscientização, pluralidade e respeito às diferenças.
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