A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E GÊNERO POR MEIO DA WEBQUEST: A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM AÇÃO

Autores

  • Bruna Agostinis Universidade Estadual do Paraná
  • Fabiane Freire França Universidade Estadual do Paraná https://orcid.org/0000-0001-9781-9773
  • Dara Cristina Sambugaro de Carlo Universidade Estadual do Paraná - Unespar

DOI:

https://doi.org/10.21680/2238-6009.2024v1n63ID35738

Resumo

O enfoque da presente pesquisa reside em compreender como a produção de WebQuest (WQ), na formação inicial de Pedagogia, pode contribuir para a promoção de uma educação em direitos humanos (EDH) e gênero, no que tange a prática de uma educação inclusiva, crítica, conscientizadora e dialógica. Além disso, objetivou averiguar se as WQ podem ser utilizadas como propostas de curricularização da extensão, mediante discussões da EDH e gênero. Para tanto, realizou-se a análise de seis WebQuest e seu vínculo com a extensão universitária, produzidas por estudantes do curso de Pedagogia/licenciatura, de uma universidade do interior do Estado do Paraná. Foi utilizada a metodologia Estudo de Caso articulada à pesquisa bibliográfica que permitiu o aprofundamento e a ampliação dos estudos teóricos acerca da temática. O aporte teórico se desenvolveu com ênfase nos pressupostos freiriano, referenciais voltados à Educação em Direitos Humanos e tecnologia na formação docente. A WQ, por sua possibilidade dinâmica, interativa, interdisciplinar e intercultural mostrou-se como um recurso possível para a extensão entre universidade e comunidade, a fim de educar em direitos humanos de maneira ampla. Considera-se que a formação educacional voltada a Educação em Direitos Humanos e gênero com o uso das novas tecnologias, desde que garantida a cidadania digital, pode favorecer a formação de pessoas críticas, de modo a promover conscientização, pluralidade e respeito às diferenças.

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Biografia do Autor

Bruna Agostinis, Universidade Estadual do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão (2019-2022). Realizou pesquisas de iniciação científica voltadas aos temas de Educação em Direitos Humanos, Gênero, Formação Docente e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, com apoio das agências de fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (2020-2021), e da Fundação Araucária (2021-2022) e (2022-2023). É pós-graduada em Psicopedagogia pela Uniminas (2024). Mestranda em Sociedade e Desenvolvimento pela Universidade Estadual do Paraná, na linha de pesquisa: Formação humana, processos socioculturais e instituições.Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (GEPEDIC/CNPq), da UNESPAR/Campo Mourão.

Fabiane Freire França, Universidade Estadual do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2005), mestrado (2009) e doutorado (2014) em Educação por esta mesma instituição pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM), área de Concentração em Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores. Atualmente é docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá e do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná. Dedica-se ao estudo e pesquisa na área de Educação, Gênero, Formação docente, Formação Humana, Direitos Humanos e Representações sociais. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura - GEPEDIC. No campo da gestão acadêmica, atuou como assessora da Seção de Ensino da Unespar de Campo Mourão (2014-2021), foi coordenadora do Núcleo de Educação para as Relações de Gênero (NERG, 2016-2018) e do Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NERA, 2019-2020) e do Centro de Educação em Direitos Humanos do Campus de Campo Mourão (CEDH-LOCAL, 2020-2021) e do CEDH Unespar (2021-2022). Foi vice diretora da Editora Fecilcam (2017-2023). Exerceu a função de Diretora de Direitos Humanos (DDH) da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos da UNESPAR (2022-2024).

Dara Cristina Sambugaro de Carlo, Universidade Estadual do Paraná - Unespar

Graduada em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Paraná- UNESPAR, campus de Campo Mourão- PR. Atua como atendente terapêutica no Programa de desenvolvimento e aprendizagem na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Durante a trajetória acadêmica esteve envolvida em diversas atividades de extensão, sendo a principal a Operação Rondon, Paraná. Participou e concluiu o Programa de Iniciação Cientifica(PIC/PIBIC) como voluntaria em 2018-2019, na área de Educação Inclusiva com foco na alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista e em 2022-2023, como bolsista pela fundação araucária, cuja a pesquisa foi voltada para a área de Educação em Direitos Humanos e o uso de tecnologias na formação de professores.

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Publicado

19-03-2025

Como Citar

AGOSTINIS, B.; FREIRE FRANÇA, F. .; SAMBUGARO DE CARLO, D. C. A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E GÊNERO POR MEIO DA WEBQUEST: A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM AÇÃO. Vivência: Revista de Antropologia, [S. l.], v. 1, n. 63, p. 143–162, 2025. DOI: 10.21680/2238-6009.2024v1n63ID35738. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/35738. Acesso em: 1 abr. 2025.