EDUCATION IN HUMAN RIGHTS AND GENDER THROUGH WEBQUEST: THE EXTENSION CURRICULARIZATION IN ACTION

Authors

  • Bruna Agostinis Universidade Estadual do Paraná
  • Fabiane Freire França Universidade Estadual do Paraná https://orcid.org/0000-0001-9781-9773
  • Dara Cristina Sambugaro de Carlo Universidade Estadual do Paraná - Unespar

DOI:

https://doi.org/10.21680/2238-6009.2024v1n63ID35738

Abstract

The focus of this research lies in understanding how the production of WebQuest (WQ), in initial Pedagogy training, can contribute to the promotion of education in human rights (HRE) and gender, with regard to the practice of inclusive education, critical and dialogic. Furthermore, it aimed to find out whether the WQ can be used as extension curricularization proposals, through discussions of HRE and gender. To this end, six WebQuests were analyzed and their link with university extension, produced by students on the Pedagogy/degree course, at a university in the interior of the State of Paraná. The Case Study methodology was used in conjunction with bibliographical research, which allowed the deepening and expansion of theoretical studies on the topic. The theoretical contribution was developed with an emphasis in Paulo Freire, references focused on Human Rights Education and technology in teacher training. WQ, due to its dynamic, interactive, interdisciplinary and intercultural possibility, proved to be a possible resource for extension between university and community, in order to educate on human rights in a broad way. It is considered that educational training focused on Education in Human Rights and gender with the use of new technologies, as long as digital citizenship is guaranteed, can favor the training of critical people, in order to promote awareness, plurality and respect for differences.

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Author Biographies

Bruna Agostinis, Universidade Estadual do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão (2019-2022). Realizou pesquisas de iniciação científica voltadas aos temas de Educação em Direitos Humanos, Gênero, Formação Docente e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, com apoio das agências de fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (2020-2021), e da Fundação Araucária (2021-2022) e (2022-2023). É pós-graduada em Psicopedagogia pela Uniminas (2024). Mestranda em Sociedade e Desenvolvimento pela Universidade Estadual do Paraná, na linha de pesquisa: Formação humana, processos socioculturais e instituições.Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (GEPEDIC/CNPq), da UNESPAR/Campo Mourão.

Fabiane Freire França, Universidade Estadual do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2005), mestrado (2009) e doutorado (2014) em Educação por esta mesma instituição pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM), área de Concentração em Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores. Atualmente é docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá e do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná. Dedica-se ao estudo e pesquisa na área de Educação, Gênero, Formação docente, Formação Humana, Direitos Humanos e Representações sociais. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura - GEPEDIC. No campo da gestão acadêmica, atuou como assessora da Seção de Ensino da Unespar de Campo Mourão (2014-2021), foi coordenadora do Núcleo de Educação para as Relações de Gênero (NERG, 2016-2018) e do Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NERA, 2019-2020) e do Centro de Educação em Direitos Humanos do Campus de Campo Mourão (CEDH-LOCAL, 2020-2021) e do CEDH Unespar (2021-2022). Foi vice diretora da Editora Fecilcam (2017-2023). Exerceu a função de Diretora de Direitos Humanos (DDH) da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos da UNESPAR (2022-2024).

Dara Cristina Sambugaro de Carlo, Universidade Estadual do Paraná - Unespar

Graduada em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Paraná- UNESPAR, campus de Campo Mourão- PR. Atua como atendente terapêutica no Programa de desenvolvimento e aprendizagem na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Durante a trajetória acadêmica esteve envolvida em diversas atividades de extensão, sendo a principal a Operação Rondon, Paraná. Participou e concluiu o Programa de Iniciação Cientifica(PIC/PIBIC) como voluntaria em 2018-2019, na área de Educação Inclusiva com foco na alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista e em 2022-2023, como bolsista pela fundação araucária, cuja a pesquisa foi voltada para a área de Educação em Direitos Humanos e o uso de tecnologias na formação de professores.

Published

19-03-2025

How to Cite

AGOSTINIS, B.; FREIRE FRANÇA, F. .; SAMBUGARO DE CARLO, D. C. EDUCATION IN HUMAN RIGHTS AND GENDER THROUGH WEBQUEST: THE EXTENSION CURRICULARIZATION IN ACTION . Vivência: Revista de Antropologia, [S. l.], v. 1, n. 63, p. 143–162, 2025. DOI: 10.21680/2238-6009.2024v1n63ID35738. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/35738. Acesso em: 8 apr. 2025.