INTERSECÇÕES ENTRE MATERIALIDADES E SONORIDADES NA CONSTRUÇÃO DA CATEGORIA IYAMAKA PARESI-HALITI

Autores

  • Bruno Oliveira Aroni Indigenista Especializado na Fundação Nacional do Índio e Doutorando em Antropologia no Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. https://orcid.org/0000-0002-0345-8864

DOI:

https://doi.org/10.21680/2238-6009.2019v1n54ID21130

Resumo

Entre o grupo indígena Paresi-Haliti, o termo iyamaka se refere ao conjunto de ?autas secretas associadas a poderosos espíritos, para os quais são dedicados oferendas e rituais. Partindo de uma investigação das condições que possibilitam a presença-viva destes artefatos e dos saberes e técnicas implicados na sua condição sonora, busca-se, sobretudo demonstrar como a fabricação material e a produção musical constituem tecnologias rituais relevantes naquele contexto etnográ?co, capazes de garantir relações harmônicas entre os haliti e outras entidades não-humanas concebidas em sua cosmologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-05-2020

Como Citar

ARONI , B. O. INTERSECÇÕES ENTRE MATERIALIDADES E SONORIDADES NA CONSTRUÇÃO DA CATEGORIA IYAMAKA PARESI-HALITI . Vivência: Revista de Antropologia, [S. l.], v. 1, n. 54, 2020. DOI: 10.21680/2238-6009.2019v1n54ID21130. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/21130. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê/Dossier