Navegantes: da etnografia fílmica à narrativa da montagem
Navegantes: da etnografia fílmica à narrativa da montagem
DOI :
https://doi.org/10.21680/2238-6009.2024v1n64ID37663Résumé
A pesquisa que inspirou este texto foi realizada com o objetivo de investigar experiências intersubjetivas vivenciadas em torno da festa de Nossa Senhora dos Navegantes pela mediação de gravações audiovisuais. Trata-se de uma festa popular tradicional que celebra a santa padroeira da comunidade de Coqueirinho, aldeia indígena Potiguara, pertencente ao município de Marcação/Litoral Norte da Paraíba.
Por alguns anos seguimos pessoas/personagem que compõem a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes. Personagens que vivenciam o evento de maneiras diversas e se relacionam com o sagrado com sentidos igualmente diferenciados. A narração proposta pelo filme reúne estes personagens em uma festa recriada, onde eles se cruzam através das justaposições de planos e sequencias de cenas montadas de forma alternada e paralela.
Este texto é resultado de reflexões em torno do processo de montagem do filme. Propõe uma aproximação entre a arte cinematográfica da montagem, do encadeamento de planos, com a escrita etnográfica. Narrativas elaboradas num processo de criação que reordena fatos e temporalidades a fim de contar uma história com intencionalidade. O resultado é a articulação de um sistema do qual o montador faz parte, um circuito em que personagens filmados, objetos, movimentos da natureza e pesquisador/montador formam um sistema de imagens que pensam.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Oswaldo Giovanir, Lisabete Coradini 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)


