INDICADORES DE DESEMPENHO E VALOR DE MERCADO: UMA ANÁLISE NAS EMPRESAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA

Autores

  • José Felipe da Rocha Oliveira Universidade Federal do Ceará - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade
  • Dante Baiardo Cavalcante Viana Junior Universidade Federal do Ceará - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade
  • Vera Maria Rodrigues Ponte Universidade Federal do Ceará - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade
  • Sylvia Rejane Magalhães Domingos Universidade Federal do Ceará - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2017v9n2ID10787

Palavras-chave:

Indicadores de Desempenho. Valor de Mercado. Companhias Abertas.

Resumo

O estudo investigou a relação entre os indicadores de desempenho e o valor de mercado das companhias listadas na BM&FBovespa, por meio da análise de seis variáveis de desempenho (giro do ativo, ROA, ROE, margem líquida, EBITDA e margem EBITDA) em correlações de Pearson e regressões lineares múltiplas com dados em painel. Vislumbrando-se atender ao objetivo geral proposto, adotou-se como objetivos específicos: (i) investigar o comportamento dos indicadores de desempenho das firmas, bem como seus valores de mercado, ao longo período analisado e (ii) verificar se a relação entre indicadores de desempenho e valor de mercado das firmas tem comportamento diferenciado em função do setor econômico do qual as empresas estão inseridas. Os dados foram extraídos da base de dados Economática®, o período de análise compreende os anos de 2009 a 2014 e a amostra é composta 88 companhias. Os resultados sugeriram que a margem líquida, o EBITDA e a margem EBITDA são, de modo geral, os indicadores com maior influência sobre o valor de mercado das empresas brasileiras, enquanto giro do ativo, ROA e ROE não se mostraram relevantes para a formação do preço das ações das empresas. Pôde-se apresentar, ainda, evidências de diferenças na significância dos indicadores sobre os valores de mercado das firmas em função dos respectivos setores econômicos.

 

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Biografia do Autor

Dante Baiardo Cavalcante Viana Junior, Universidade Federal do Ceará - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade

Mestrando em Administração e Controladoria pelo Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC) na linha de pesquisa Contabilidade, Controladoria e Finanças. Bacharel em Ciências Contábeis pela UFC (2015.1). Atualmente é professor do curso de Ciências Contábeis na Universidade Anhanguera - CE, ministrando as disciplinas de Contabilidade Avançada e Contabilidade Internacional. Foi bolsista de Iniciação Científica em 2011, 2014 e 2015. Em termos de produção científica, possui artigos publicados em eventos e congressos locais, regionais e nacionais, com produção bibliográfica nas áreas de Contabilidade Financeira, Normas Contábeis Internacionais, Contabilidade Ambiental, Disclosure e Redes Sociais.

Vera Maria Rodrigues Ponte, Universidade Federal do Ceará - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade

Possui graduação em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Ceará (1985), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza (2001) e doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é Professora Adjunta II da Universidade Federal do Ceará (UFC), atuando como Professora do Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria e como vice-coordenadora do Mestrado Acadêmico em Administração e Controladoria. É editora adjunta da Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPEC) e parecerista de revistas e eventos qualificados pela CAPES. Tem produção bibliográfica nas áreas de Controladoria, Disclosure, Governança Corporativa e Normas Contábeis Internacionais. Em termos de produção científica, tem publicação de capítulos de livros, artigos em periódicos especializados nacionais e internacionais e trabalhos apresentados em eventos acadêmicos nacionais e internacionais. Orienta alunos de mestrado e de graduação. Coordena projetos de pesquisa financiados pelo CNPq.

Sylvia Rejane Magalhães Domingos, Universidade Federal do Ceará - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade

Doutoranda em Administração e Controladoria, possui mestrado em Administração e Controladoria e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará. Atuou como bolsista de Iniciação à Docência da disciplina Legislação Tributária II, tendo realizado a mesma atividade em 2009 na disciplina de Contabilidade Básica. Foi bolsista de Iniciação à Pesquisa durante o período de julho/2010 a julho/2011. Desenvolve estudos acerca da Convergência das Normas Internacionais de Contabilidade, Governança Corporativa e Gerenciamento de Resultados. Cursou até o terceiro semestre a Casa de Cultura Britânica. Atualmente, é bolsista do Projeto de Pesquisa "Fatores determinantes da política de dividendos das companhias abertas brasileiras".

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Publicado

11-07-2017

Como Citar

OLIVEIRA, J. F. da R.; VIANA JUNIOR, D. B. C.; PONTE, V. M. R.; DOMINGOS, S. R. M. INDICADORES DE DESEMPENHO E VALOR DE MERCADO: UMA ANÁLISE NAS EMPRESAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 240–258, 2017. DOI: 10.21680/2176-9036.2017v9n2ID10787. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/10787. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS