INDICADORES DE RENDIMIENTO Y VALOR DE MERCADO: UN ANÁLISIS DE LAS EMPRESAS QUE FIGURAN EN LA BM&FBOVESPA

Autores/as

  • José Felipe da Rocha Oliveira Universidade Federal do Ceará - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade
  • Dante Baiardo Cavalcante Viana Junior Universidade Federal do Ceará - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade
  • Vera Maria Rodrigues Ponte Universidade Federal do Ceará - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade
  • Sylvia Rejane Magalhães Domingos Universidade Federal do Ceará - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2017v9n2ID10787

Palabras clave:

Indicadores de rendimiento. Valor de mercado. Empresas públicas.

Resumen

El estudio investigó la relación entre los indicadores de desempeño y el valor de mercado de las sociedades cotizadas de BM&FBovespa analizando seis variables de desempeño (ROA, ROE, margen neto, EBITDA y margen EBITDA) a través de correlación de Pearson y regresiones lineales múltiples con datos de panel. Para cumplir con el objetivo general propuesto, se adoptaron los siguientes objetivos específicos: (i) investigar la conducta de los indicadores de desempeño de las empresas, así como sus valores de mercado, durante el período analizado; y (ii) comprovar que el desempeño y el valor de mercado de las empresas tiene una conducta diferente dependiendo de la industria en la que se insertan las empresas. Los datos utilizados para calcular las variables dependientes e independientes se extrajeron directamente de la base de datos de Economática®. El período de análisis comprende los años comprendidos entre 2009 y 2014, y todos los valores contables se expresan en reales. La muestra es no probabilística, comprendiendo, por último, 88 sociedades de capital abierto. Los resultados generalmente sugieren que el margen neto, el EBITDA y el margen EBITDA son, en general, los indicadores más influyentes sobre el valor de mercado de las empresas brasileñas, mientras que ROA y ROE no fueron relevantes para la formación del precio de las acciones de las empresas. También fue posible presentar evidencias de diferencias en la significación de los indicadores sobre los valores de mercado de las empresas en función de la respectiva industria económica.

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Biografía del autor/a

Dante Baiardo Cavalcante Viana Junior, Universidade Federal do Ceará - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade

Mestrando em Administração e Controladoria pelo Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC) na linha de pesquisa Contabilidade, Controladoria e Finanças. Bacharel em Ciências Contábeis pela UFC (2015.1). Atualmente é professor do curso de Ciências Contábeis na Universidade Anhanguera - CE, ministrando as disciplinas de Contabilidade Avançada e Contabilidade Internacional. Foi bolsista de Iniciação Científica em 2011, 2014 e 2015. Em termos de produção científica, possui artigos publicados em eventos e congressos locais, regionais e nacionais, com produção bibliográfica nas áreas de Contabilidade Financeira, Normas Contábeis Internacionais, Contabilidade Ambiental, Disclosure e Redes Sociais.

Vera Maria Rodrigues Ponte, Universidade Federal do Ceará - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade

Possui graduação em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Ceará (1985), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza (2001) e doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é Professora Adjunta II da Universidade Federal do Ceará (UFC), atuando como Professora do Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria e como vice-coordenadora do Mestrado Acadêmico em Administração e Controladoria. É editora adjunta da Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPEC) e parecerista de revistas e eventos qualificados pela CAPES. Tem produção bibliográfica nas áreas de Controladoria, Disclosure, Governança Corporativa e Normas Contábeis Internacionais. Em termos de produção científica, tem publicação de capítulos de livros, artigos em periódicos especializados nacionais e internacionais e trabalhos apresentados em eventos acadêmicos nacionais e internacionais. Orienta alunos de mestrado e de graduação. Coordena projetos de pesquisa financiados pelo CNPq.

Sylvia Rejane Magalhães Domingos, Universidade Federal do Ceará - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade

Doutoranda em Administração e Controladoria, possui mestrado em Administração e Controladoria e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará. Atuou como bolsista de Iniciação à Docência da disciplina Legislação Tributária II, tendo realizado a mesma atividade em 2009 na disciplina de Contabilidade Básica. Foi bolsista de Iniciação à Pesquisa durante o período de julho/2010 a julho/2011. Desenvolve estudos acerca da Convergência das Normas Internacionais de Contabilidade, Governança Corporativa e Gerenciamento de Resultados. Cursou até o terceiro semestre a Casa de Cultura Britânica. Atualmente, é bolsista do Projeto de Pesquisa "Fatores determinantes da política de dividendos das companhias abertas brasileiras".

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Publicado

11-07-2017

Cómo citar

OLIVEIRA, J. F. da R.; VIANA JUNIOR, D. B. C.; PONTE, V. M. R.; DOMINGOS, S. R. M. INDICADORES DE RENDIMIENTO Y VALOR DE MERCADO: UN ANÁLISIS DE LAS EMPRESAS QUE FIGURAN EN LA BM&FBOVESPA. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 240–258, 2017. DOI: 10.21680/2176-9036.2017v9n2ID10787. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/10787. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

ARTÍCULOS