FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA NO MERCADO DE DERMOPIGMENTAÇÃO: VARIÁVEIS PERCEBIDAS PELOS PROFISSIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2018v10n1ID11924Palavras-chave:
Tatuagem. Precificação. Custos.Resumo
O presente trabalho apresenta uma pesquisa realizada com 60 tatuadores sediados na cidade de Uberlândia/Minas Gerais, abordando os fatores associados à formação do preço de venda dos serviços de dermopigmentação. O objetivo do trabalho foi identificar os critérios utilizados pelos participantes da pesquisa na formação de preços, o coeficiente de variação de preços e quais variáveis guardam relações significativas com o processo de formação de preços. O delineamento metodológico foi descritivo, de caráter quantitativo e conduzido por levantamento (survey). Por meio da estatística descritiva e testes de correlação, verificou-se que a variável mais fortemente associada à determinação de preços é a mão de obra, seguida da imagem do profissional. Também foi verificada grande dispersão entre os preços praticados no mercado pesquisado, o que pode ser explicado, em parte, pelo fato de que o ramo é relativamente novo e também porque a maioria dos profissionais tem menos de cinco anos de atuação. Esses resultados sugerem que as maturidades do negócio, bem como os investimentos na profissionalização e na valorização da imagem dos profissionais, poderão proporcionar aumentos na rentabilidade do negócio.
Downloads
Referências
ABDALA, V. Receita do setor de serviços. 2013. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2014-02/receita-do-setor-de-servicos-cresce-85-no-pais-em-2013>. Acesso em: 10 Jun.2015.
ARAÚJO, L. Tatuagem, piercing e outras mensagens do corpo. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
BERNARDI, L. A. Política e formação de preços: uma abordagem competitiva, sistêmica e integrada. São Paulo: Atlas, 1966.
BONFIM, A.; PASSARELLI, J. Custos e formação de preços. 4. ed. São Paulo: IOB Thomson, 2006.
BRUNI, A.; FAMÁ, R. Gestão de custos e formação de preços. São Paulo: Atlas, 2004.
CANEVER, F. P. et al. Formação de preços: Um estudo em empresas industriais de Santa Catarina. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, Rio de Janeiro, v. 17, n.2, p. 14 - p. 27, maio/ago., 2012.
CARDOSO, Jaqueline de Fátima. Custos e preço de venda: um estudo em restaurantes à la carte. Revista Hospitalidade. São Paulo, v. 8, n. 2, p. 103-120, jul.-dez. 2011.
COGAN, S. Custos e preços: formação e análise. São Paulo: Pioneira, 1999.
DALLABONA, A. S. et al. Formação do preço de honorários contábeis em tangará da Serra-MT: Análise dos componentes do preço. Revista UNEMAT de Contabilidade, Tangará da Serra, v. 2, n. 3, jan. 2013.
DIAMANTOPOULOS, D. Pricing: theory and evidence – a literature review. In: BAKER, M. J. (Ed). Perspectives on marketing management.Chichester: John Wiley & Sons, 1991.
DUBOIS, A.; KULPA, L.; SOUZA, L. E. Gestão de custos e formação de preços. São Paulo: Atlas, 2006.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008
HANSEN, Don R. Gestão de Custos: Contabilidade e Controle.1º edição : São Paulo, Pioneira, 2001.
HANSEN, T; SOLGAARD, H. S. Strategic pricing:fundamental considerations and future perspectives. The Marketing Review, v. 4, p. 99-111, 2004.
HORNGREN, C.; FOSTER, G.; DATAR, S. Contabilidade de custos. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
KROETZ, C. E.; VIEIRA, E. P. Noções Básicas de Contabilidade de Custos. Ijuí: Unijui, 2007.
LAL, R. Consumer expectations and loss-leader pricing inretail stores.Working Papers.Stanford Graduate School ofBusiness, p. 1-48, 1991.
LEONE, G. Custos Planejamento, implantação e controle. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LISE, M. et al. Tatuagem: perfil e discurso de pessoas com inscrição de marcas no corpo. Anais Brasileiros de Dermatologia, v. 85, n. 5, 2010.
MAHER, M. Contabilidade de custos: criando valor para a administração. São Paulo: Atlas, 2001.
MARCH, R. Mercado de tatuagem. 2011. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/economia/mercado-de-tatuagem-cresce-cerca-de-20-ao-ano-mas-ainda-carece-de- ualificacao-3139820>. Acesso em: 06 jun.2015
MARTINS, E. Contabilidade de custos. 9.ed. São Paulo: Atlas, 2003.
_________. Contabilidade de custos inclui o ABC. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
MARTINS, G. A.; THEÓPHILO, C. R. Metodologia da investigação científica sociais aplicadas. São Paulo: Atlas, 2007.
NEVES, S.; VICECONTI, P. Contabilidade de custos: um enfoque direto e objetivo. 7. ed. São Paulo: Frase, 2003.
OXENFELDT, A. R. Pricing decisions: how they are madeand how they are influenced. Management Review, v. 72, n. 11, p. 23-25, 1983.
PADOVEZE, C. L. Contabilidade gerencial de custos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
PÉREZ, A. A identidade à flor da pele. Etnografia da prática da tatuagem na contemporaneidade. Revista Mana, n. 12, v. 1, p. 179-206, 2006.
PRESCOTT, J.E. Process for applying analytical models in competetitive analysis. New York: Van Nostrand Reinhold Company, 1987.
SARAIVA, L.; SILVA, A. Contornando o Estigma: uma análise dos estúdios de tatuagens de Belo Horizonte. Teoria e Prática em Administração, v.4, n.1, p. 123-155, 2014.
TELLIS, G. J. Beyond the many faces of price: an integrationof pricing strategies. Journal of Marketing, v. 50, n. 4, p.146-160, 1986.
VIEIRA, E. P. Métodos de custeio: análise de custo, volume e lucro. Ijuí: UNIJUÍ, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional