FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA NO MERCADO DE DERMOPIGMENTAÇÃO: VARIÁVEIS PERCEBIDAS PELOS PROFISSIONAIS

Autores

  • Melchior Antônio Dumaszak Faculdade de Ciências Contábeis – Universidade Federal de Uberlândia/MG
  • Gilberto José Miranda Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Edvalda Araujo Leal Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2018v10n1ID11924

Palavras-chave:

Tatuagem. Precificação. Custos.

Resumo

O presente trabalho apresenta uma pesquisa realizada com 60 tatuadores sediados na cidade de Uberlândia/Minas Gerais, abordando os fatores associados à formação do preço de venda dos serviços de dermopigmentação. O objetivo do trabalho foi identificar os critérios utilizados pelos participantes da pesquisa na formação de preços, o coeficiente de variação de preços e quais variáveis guardam relações significativas com o processo de formação de preços. O delineamento metodológico foi descritivo, de caráter quantitativo e conduzido por levantamento (survey). Por meio da estatística descritiva e testes de correlação, verificou-se que a variável mais fortemente associada à determinação de preços é a mão de obra, seguida da imagem do profissional. Também foi verificada grande dispersão entre os preços praticados no mercado pesquisado, o que pode ser explicado, em parte, pelo fato de que o ramo é relativamente novo e também porque a maioria dos profissionais tem menos de cinco anos de atuação. Esses resultados sugerem que as maturidades do negócio, bem como os investimentos na profissionalização e na valorização da imagem dos profissionais, poderão proporcionar aumentos na rentabilidade do negócio.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melchior Antônio Dumaszak, Faculdade de Ciências Contábeis – Universidade Federal de Uberlândia/MG

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia.

Gilberto José Miranda, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Professor do Programa de Pós-Graduação Sticto Sensu em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia

Edvalda Araujo Leal, Universidade Federal de Uberlândia

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Sticto Sensu em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia

Referências

ABDALA, V. Receita do setor de serviços. 2013. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2014-02/receita-do-setor-de-servicos-cresce-85-no-pais-em-2013>. Acesso em: 10 Jun.2015.

ARAÚJO, L. Tatuagem, piercing e outras mensagens do corpo. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

BERNARDI, L. A. Política e formação de preços: uma abordagem competitiva, sistêmica e integrada. São Paulo: Atlas, 1966.

BONFIM, A.; PASSARELLI, J. Custos e formação de preços. 4. ed. São Paulo: IOB Thomson, 2006.

BRUNI, A.; FAMÁ, R. Gestão de custos e formação de preços. São Paulo: Atlas, 2004.

CANEVER, F. P. et al. Formação de preços: Um estudo em empresas industriais de Santa Catarina. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, Rio de Janeiro, v. 17, n.2, p. 14 - p. 27, maio/ago., 2012.

CARDOSO, Jaqueline de Fátima. Custos e preço de venda: um estudo em restaurantes à la carte. Revista Hospitalidade. São Paulo, v. 8, n. 2, p. 103-120, jul.-dez. 2011.

COGAN, S. Custos e preços: formação e análise. São Paulo: Pioneira, 1999.

DALLABONA, A. S. et al. Formação do preço de honorários contábeis em tangará da Serra-MT: Análise dos componentes do preço. Revista UNEMAT de Contabilidade, Tangará da Serra, v. 2, n. 3, jan. 2013.

DIAMANTOPOULOS, D. Pricing: theory and evidence – a literature review. In: BAKER, M. J. (Ed). Perspectives on marketing management.Chichester: John Wiley & Sons, 1991.

DUBOIS, A.; KULPA, L.; SOUZA, L. E. Gestão de custos e formação de preços. São Paulo: Atlas, 2006.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008

HANSEN, Don R. Gestão de Custos: Contabilidade e Controle.1º edição : São Paulo, Pioneira, 2001.

HANSEN, T; SOLGAARD, H. S. Strategic pricing:fundamental considerations and future perspectives. The Marketing Review, v. 4, p. 99-111, 2004.

HORNGREN, C.; FOSTER, G.; DATAR, S. Contabilidade de custos. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

KROETZ, C. E.; VIEIRA, E. P. Noções Básicas de Contabilidade de Custos. Ijuí: Unijui, 2007.

LAL, R. Consumer expectations and loss-leader pricing inretail stores.Working Papers.Stanford Graduate School ofBusiness, p. 1-48, 1991.

LEONE, G. Custos Planejamento, implantação e controle. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LISE, M. et al. Tatuagem: perfil e discurso de pessoas com inscrição de marcas no corpo. Anais Brasileiros de Dermatologia, v. 85, n. 5, 2010.

MAHER, M. Contabilidade de custos: criando valor para a administração. São Paulo: Atlas, 2001.

MARCH, R. Mercado de tatuagem. 2011. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/economia/mercado-de-tatuagem-cresce-cerca-de-20-ao-ano-mas-ainda-carece-de- ualificacao-3139820>. Acesso em: 06 jun.2015

MARTINS, E. Contabilidade de custos. 9.ed. São Paulo: Atlas, 2003.

_________. Contabilidade de custos inclui o ABC. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

MARTINS, G. A.; THEÓPHILO, C. R. Metodologia da investigação científica sociais aplicadas. São Paulo: Atlas, 2007.

NEVES, S.; VICECONTI, P. Contabilidade de custos: um enfoque direto e objetivo. 7. ed. São Paulo: Frase, 2003.

OXENFELDT, A. R. Pricing decisions: how they are madeand how they are influenced. Management Review, v. 72, n. 11, p. 23-25, 1983.

PADOVEZE, C. L. Contabilidade gerencial de custos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

PÉREZ, A. A identidade à flor da pele. Etnografia da prática da tatuagem na contemporaneidade. Revista Mana, n. 12, v. 1, p. 179-206, 2006.

PRESCOTT, J.E. Process for applying analytical models in competetitive analysis. New York: Van Nostrand Reinhold Company, 1987.

SARAIVA, L.; SILVA, A. Contornando o Estigma: uma análise dos estúdios de tatuagens de Belo Horizonte. Teoria e Prática em Administração, v.4, n.1, p. 123-155, 2014.

TELLIS, G. J. Beyond the many faces of price: an integrationof pricing strategies. Journal of Marketing, v. 50, n. 4, p.146-160, 1986.

VIEIRA, E. P. Métodos de custeio: análise de custo, volume e lucro. Ijuí: UNIJUÍ, 2009.

Downloads

Publicado

09-01-2018

Como Citar

DUMASZAK, M. A.; MIRANDA, G. J.; LEAL, E. A. FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA NO MERCADO DE DERMOPIGMENTAÇÃO: VARIÁVEIS PERCEBIDAS PELOS PROFISSIONAIS. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 255–274, 2018. DOI: 10.21680/2176-9036.2018v10n1ID11924. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/11924. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS