Planejamento orçamentário para a educação: superando um desafio

Autores

Palavras-chave:

Planejamento governamental, Orçamento público, Finanças públicas

Resumo

Objetivo: Este caso de ensino foi preparado a partir de observações de questões vivenciadas pelo município de Cachoeiro de Santa Cruz e adaptadas para efeitos didáticos, com o objetivo de auxiliar na construção de um planejamento orçamentário governamental efetivo. Sua finalidade é fomentar a reflexão a respeito das limitações e potencialidades da gestão orçamentária municipal e, ainda, propor soluções aos fundos destinados à educação básica e fundamental, em cenários de restrição de ordem material e financeira.

Metodologia: A proposta apresenta mecanismos para a construção do planejamento, com o intuito de mitigar os problemas relacionados à falta de vagas, à contratação e manutenção de pessoal capacitado e ao investimento em um ensino de qualidade. Os dados, secundários, foram obtidos no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e no Portal da Transparência da Prefeitura Municipal. Todos os dados numéricos foram retirados e intencionalmente modificados do Relatório Orçamentário do ano de 2017.

Resultados: Espera-se que, com a aplicação deste caso de ensino, os alunos desenvolvam conhecimentos, habilidades e atitudes que instiguem análise e pensamento crítico sobre o cenário descrito, permitindo que os participantes assumam uma postura assertiva e tomem decisões mais apropriadas quanto a gestão orçamentária.

Contribuições do Estudo: O caso foi elaborado para a utilização em disciplinas de Finanças Públicas e Gestão Orçamentária, aplicável a cursos de graduação e pós-graduação em Administração, Ciências Contábeis, Economia e áreas afins, com o intuito de discutir questões e fomentar o interesse dos participantes quanto à melhor forma de se construir um planejamento orçamentário governamental adequado.

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Biografia do Autor

Jander Ângelo Diogo Ferreira, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Contador da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Endereço: Av. Peter Henry Rolfs, s/n - Campus Universitário, Viçosa - MG, 36570-900

Naiany Gabrielle Pereira Lima, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Assistente em Administração da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Endereço: Av. Peter Henry Rolfs, s/n - Campus Universitário, Viçosa - MG, 36570-900

Odemir Vieira Baêta, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professor do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Endereço: Av. Peter Henry Rolfs, s/n - Campus Universitário, Viçosa - MG, 36570-900.

Juliana Saraiva Moreira, Universidade Federal de Viçosa

Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Assistente em Administração da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Endereço: Av. Peter Henry Rolfs, s/n - Campus Universitário, Viçosa - MG, 36570-900.

Carla Beatriz Marques Rocha e Mucci, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Endereço: Av. Peter Henry Rolfs, s/n - Campus Universitário, Viçosa - MG, 36570-900.

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Publicado

02-01-2021

Como Citar

ÂNGELO DIOGO FERREIRA, J.; GABRIELLE PEREIRA LIMA, N.; VIEIRA BAÊTA, O.; SARAIVA MOREIRA, J.; BEATRIZ MARQUES ROCHA E MUCCI, C. Planejamento orçamentário para a educação: superando um desafio. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 378–397, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/19468. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção 4: Casos de Ensino Aplicados a Contabilidade (S4)