Competências docentes e aprendizagem em controladoria em programas de mestrado: uma investigação da percepção discente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2021v13n2ID19835

Palavras-chave:

Competências docentes. Ensino e aprendizagem. Controladoria.

Resumo

Objetivo: Compreender a percepção dos discentes sobre a relação entre competências docentes e aprendizado de controladoria em programas de mestrado em contabilidade no sul e sudeste do Brasil.

Metodologia: Estudo qualitativo com caráter descritivo-exploratório realizado por meio de entrevistas em profundidade. Foram entrevistados 19 alunos que concluíram a disciplina de controladoria em 9 programas de mestrado em contabilidade no sul e sudeste do Brasil. Empregou-se análise de conteúdo.

Resultados: Os alunos indicaram que a percepção sobre conhecimentos (domínio de conteúdo, experiência prática sobre organizações e experiência acadêmica), habilidades (prática pedagógica, incluindo comunicação, estratégias de ensino e método de avaliação) e atitudes (preparação das aulas; escolha dos materiais da disciplina; e relacionamento interpessoal) dos professores se relacionam com seu processo de aprendizagem. Esta diferenciação é apenas didática, pois tanto a teoria sobre competências quanto os resultados obtidos a partir das entrevistas demonstram que esses aspectos se inter-relacionam no processo de aprendizagem.

Contribuições do Estudo: Essa pesquisa pode trazer contribuições relevantes para professores e instituições avaliarem e promoverem mudanças no processo de ensino em controladoria nos programas de mestrado.

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Biografia do Autor

Silvana Anita Walter, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Administração, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Marechal Cândido Rondon.

Jhessica Tamara Kremer, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em contabilidade - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Jéssica Karine de Oliveira Gomes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em contabilidade - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Anna Caroline Priebe, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em contabilidade - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

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Publicado

02-07-2021

Como Citar

WALTER, S. A. .; KREMER, J. T.; DE OLIVEIRA GOMES, J. K.; PRIEBE, A. C. Competências docentes e aprendizagem em controladoria em programas de mestrado: uma investigação da percepção discente. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 231–248, 2021. DOI: 10.21680/2176-9036.2021v13n2ID19835. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/19835. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção 3: Pesquisas de Campo sobre Contabilidade (Survey) (S3)