Formação didático-pedagógica dos egressos da pós-graduação stricto sensu em ciências contábeis de uma instituição federal de ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2021v13n2ID21225

Palavras-chave:

Formação didático-pedagógica; Egresso da Pós-graduação; Ciências Contábeis.

Resumo

Objetivo: O presente estudo objetivou investigar a formação didático-pedagógica no curso de pós-graduação em Ciências Contábeis de uma Instituição Federal de Ensino Superior.

Metodologia: Buscou-se os alunos egressos da pós-graduação (stricto sensu) atual na Instituição Federal de Ensino Superior (IES) em estudo e do Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós- Graduação em Ciências Contábeis que permaneceu antes da criação do atual programa de pós-graduação da IES, chegando ao número de 65 (Sessenta e cinco) egressos até março de 2018, dos quais 42 (quarenta e dois) retornaram o questionário respondido. Quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa descritiva e quanto à abordagem do problema, tem caráter qualitativo. Ademais, no plano metodológico, a opção pela abordagem foi a pesquisa documental e de campo.

Resultados: Os resultados foram analisados através da análise de conteúdo conforme Bardin (2011) e estatística descritiva. Estes apresentam-se quanto ao perfil dos egressos, sua reflexão da atuação como docente, tendo sido observado uma lacuna em competências de metodologia de ensino e didático-pedagógicas na formação dos egressos. Quanto à análise documental, verificou-se que as disciplinas que objetivam assuntos de formação didático-pedagógica são tratadas como eletivas. Além disso, os egressos percebem que houve uma formação acadêmica de excelência, com um bom aprofundamento de conhecimentos específicos das diversas áreas não exploradas na graduação e com contribuição na construção de conhecimento na área de estudo. Ante esse cenário, a formação é contínua, sendo necessária durante toda a prática docente, pois o aprender é constante e essencial nessa profissão.

Contribuições do Estudo: A pesquisa contribui para analisar a formação acadêmica recebida pelos egressos da Pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis e para refletir sobre a formação docente recebida pelos dos sujeitos da pesquisa.

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Biografia do Autor

Thayná de Oliveira Fernandes, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (2019). Mestranda em ciências contábeis pelo PPGCC-UFPB.

Valdineide dos Santos Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Doutorado em Educação pela Universidade Nacional de Rosário (UNR) (2017). Professor adjunto III da Universidade Federal da Paraíba.

 

Paulo Roberto Nóbrega Cavalcanti, Instituto de Educação Superior da Paraíba

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2004).

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Publicado

02-07-2021

Como Citar

FERNANDES, T. de O.; DOS SANTOS ARAÚJO, V. .; NÓBREGA CAVALCANTI, P. R. Formação didático-pedagógica dos egressos da pós-graduação stricto sensu em ciências contábeis de uma instituição federal de ensino superior. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 335–354, 2021. DOI: 10.21680/2176-9036.2021v13n2ID21225. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/21225. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção 3: Pesquisas de Campo sobre Contabilidade (Survey) (S3)