Formação didático-pedagógica dos egressos da pós-graduação stricto sensu em ciências contábeis de uma instituição federal de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2021v13n2ID21225Palavras-chave:
Formação didático-pedagógica; Egresso da Pós-graduação; Ciências Contábeis.Resumo
Objetivo: O presente estudo objetivou investigar a formação didático-pedagógica no curso de pós-graduação em Ciências Contábeis de uma Instituição Federal de Ensino Superior.
Metodologia: Buscou-se os alunos egressos da pós-graduação (stricto sensu) atual na Instituição Federal de Ensino Superior (IES) em estudo e do Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós- Graduação em Ciências Contábeis que permaneceu antes da criação do atual programa de pós-graduação da IES, chegando ao número de 65 (Sessenta e cinco) egressos até março de 2018, dos quais 42 (quarenta e dois) retornaram o questionário respondido. Quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa descritiva e quanto à abordagem do problema, tem caráter qualitativo. Ademais, no plano metodológico, a opção pela abordagem foi a pesquisa documental e de campo.
Resultados: Os resultados foram analisados através da análise de conteúdo conforme Bardin (2011) e estatística descritiva. Estes apresentam-se quanto ao perfil dos egressos, sua reflexão da atuação como docente, tendo sido observado uma lacuna em competências de metodologia de ensino e didático-pedagógicas na formação dos egressos. Quanto à análise documental, verificou-se que as disciplinas que objetivam assuntos de formação didático-pedagógica são tratadas como eletivas. Além disso, os egressos percebem que houve uma formação acadêmica de excelência, com um bom aprofundamento de conhecimentos específicos das diversas áreas não exploradas na graduação e com contribuição na construção de conhecimento na área de estudo. Ante esse cenário, a formação é contínua, sendo necessária durante toda a prática docente, pois o aprender é constante e essencial nessa profissão.
Contribuições do Estudo: A pesquisa contribui para analisar a formação acadêmica recebida pelos egressos da Pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis e para refletir sobre a formação docente recebida pelos dos sujeitos da pesquisa.
Downloads
Referências
Araújo, V. S., Lima, M. F., & Cavalcante, P. R. N. (2017). Competências necessárias para ser um bom professor: a percepção dos estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba. Anais do Congresso Nacional de Educação, João Pessoa, PB, Brasil.
Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70.Lisboa.
Cunha, M. I. (2009). O lugar da formação do professor universitário: o espaço da pós- graduação em questão. Rev. Diálogo Educ., 9(26): 81-90.
Fleury, M. T. L., & Fleury, A. (2001). Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea – RAC, 5(1): 183-196.
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa (4th ed.). São Paulo: Atlas.
Gil, A. C. (2015). Didática do ensino superior (1th ed). São Paulo: Atlas.
Gil, A. C. (2011). Metodologia do ensino superior (4th ed). São Paulo: Atlas.
Gil, A. C. (2012). Métodos e técnicas de pesquisa social (6th ed). São Paulo: Atlas.
Guelfi, B. F. C., Tumelero, R. C., Antonelli, R. A., & Voese, S. B. (2018). Ao mestre com carinho: o bom professor sob a ótica dos discentes de ciências contábeis da geração y. Revista de educação e pesquisa em contabilidade, 12 (1): 45-65.
Laffin, M. (2002). De contador a professor: a trajetória da docência no ensino superior de contabilidade. Tese de doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, SC, Brasil.
Lapini, V. C. (2012). Panorama da formação do professor em Ciências Contábeis pelos cursos stricto sensu no Brasil. Dissertação de mestrado, Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade, Ribeirão Preto, SP, Brasil.
Leal, E. A., Miranda, G. J., & Nova, S. P. D. C. C. (2017). Revolucionando a sala de aula: como envolver o estudante aplicado as técnicas de metodologias ativas de aprendizagem (1th ed). São Paulo: Atlas.
Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm.
Libâneo, J. C. (2013). Didáticas. São Paulo: Cortez.
Lourenço, C. D. D. S., Lima, M. C., & Narciso, E. R. P. (2016). Formação pedagógica no ensino superior: o que diz a legislação e a literatura em educação e administração? Avaliação: revista da avaliação da educação superior, 21(3): 691-717.
Marion, J. C. & Marion, A. L. C. (2006). Metodologia de ensino na área de negócios: para cursos de Administração, Gestão, Contabilidade e MBA (1th ed). São Paulo: Atlas.
Miranda, C., Miranda, R. Á. M. (2006). Interdisciplinaridade e métodos de ensino no curso de contabilidade: um estudo no Nordeste Paulista. Anais do Congresso USP de Controladoria e contabilidade, São Paulo, SP, Brasil.
Miranda, G. J., Oliveira, E. G., & Zanette, M. A. (2008). A Formação Didático–Pedagógica do Professor de Contabilidade. Anais do Congresso UFSC Controladoria e Finanças & Iniciação Científica, Florianópolis, SC, Brasil.
Miranda, G. J., Veríssimo, M. P., & Miranda, A. B. D. (2007). A relevância da didática no ensino de contabilidade. Anais do Congresso Brasileiro de Custos, João Pessoa, PB, Brasil.
Perrenoud, P. (2000). 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: ArtMed.
Pimenta, S. G., & Anastasiou, L. D. G. C. (2010). Docência no ensino superior (4th ed). São Paulo: Cortez.
Resolução nº 19/2017, de 21 de agosto de 2017. Revoga a Resolução no 24/2014 do Consepe, aprova e dá nova redação ao Regulamento e a Estrutura Acadêmica do Programa de Pós- Graduação em Ciências Contábeis, em níveis de mestrado acadêmico e doutorado, sob a responsabilidade do Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Recuperado
de http://www.ccsa.ufpb.br/ppgcc/contents/resolucoes/regulamento-do-ppgcc-resolucao-19- 2017-consepe.pdf
UFPB.Resolução nº 24/2014. Aprova o Regulamento e a Estrutura Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, em níveis de mestrado acadêmico e doutorado, sob a responsabilidade do Centro de Ciências Sociais Aplicadas. João Pessoa, PB, p. 1-29, 2014.
UFPB & Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis. (2018). Dissertações.
Recuperado em 21 abril 2018, de http://www.ccsa.ufpb.br/ppgcc/contentes/dissertações.
UFPB & Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis. (2018). Apresentações. Recuperado em 08 setembro 2018,
de http://www.ccsa.ufpb.br/ppgcc/contents/menu/institucional/oprograma/
apresentação.
UFPB, UNB & UFRN. (2012). Regulamento do Programa Multi-institucional e Inter- Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis – UnB/UFPB/UFRN. Recuperado em 27 maio 2018, de http://www.cca.unb.br/images/Regulamento_do_Programa.pdf.
Vergara, S. C. (2016). Projetos e relatórios de pesquisa em administração (16th ed). São Paulo: Atlas.
Yin, R. K. (2016). Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso Editora.
Zabalza, M. A. (2007). Competencias docentes del professorado universitário. Calidad y desarrollo professional. Madrid: Narcea.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional