Caso para ensino: a água que eu visto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2021v13n2ID22160

Palavras-chave:

impactos ambientais; impactos sociais; sustentabilidade; contabilidade ambiental; custos ambientais.

Resumo

Objetivo: O objetivo deste caso é possibilitar a aprendizagem dos alunos sobre os impactos ambientais e seus efeitos, além de permitir que os mesmos utilizam métodos de valoração econômica do meio ambiente para internalizar as externalidades referentes aos impactos ambientais e sociais. Como o produto em questão é usado amplamente, há uma identificação entre o problema identificado neste caso, o da não internalização das externalidades (impactos sociais e ambientais), e os consumidores, neste caso, os próprios alunos.

Metodologia: A metodologia deste caso de ensino é qualitativa. Os alunos leem, discutem e aplicam o caso. Ao ler o caso, os estudantes aprendem as etapas do processo de lavagem de uma lavanderia. Na leitura e na discussão, os alunos podem identificar quais são os impactos ambientais e sociais diretos e indiretos e suas consequências. Por fim, são aplicados e discutidos os métodos de valoração econômica do meio ambiente, quando aplicáveis à situação.

Resultados: É possível identificar os impactos sociais e ambientais e analisar e discutir os efeitos desses impactos na gestão e na contabilidade.

Contribuições do Estudo: Espera-se que este Caso para Ensino possa ser utilizado em cursos de graduação e pós-graduação em disciplinas sobre meio ambiente e sustentabilidade, além de disciplinas relacionadas a custos e gestão.

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Biografia do Autor

Aracéli Cristina de Sousa Ferreira, Professora titular do Departamento de Ciências Contábeis na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo. Professora titular do Departamento de Ciências Contábeis na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Luiz Carlos Miranda, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Ph.D. pela Universidade de Illinois. Professor Titular no Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Juliana Molina Queiroz, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

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Publicado

02-07-2021

Como Citar

FERREIRA, A. C. de S.; MIRANDA, L. C.; QUEIROZ, J. M. Caso para ensino: a água que eu visto. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 380–398, 2021. DOI: 10.21680/2176-9036.2021v13n2ID22160. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/22160. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção 4: Casos de Ensino Aplicados a Contabilidade (S4)