Caso para ensino: a água que eu visto
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2021v13n2ID22160Palavras-chave:
impactos ambientais; impactos sociais; sustentabilidade; contabilidade ambiental; custos ambientais.Resumo
Objetivo: O objetivo deste caso é possibilitar a aprendizagem dos alunos sobre os impactos ambientais e seus efeitos, além de permitir que os mesmos utilizam métodos de valoração econômica do meio ambiente para internalizar as externalidades referentes aos impactos ambientais e sociais. Como o produto em questão é usado amplamente, há uma identificação entre o problema identificado neste caso, o da não internalização das externalidades (impactos sociais e ambientais), e os consumidores, neste caso, os próprios alunos.
Metodologia: A metodologia deste caso de ensino é qualitativa. Os alunos leem, discutem e aplicam o caso. Ao ler o caso, os estudantes aprendem as etapas do processo de lavagem de uma lavanderia. Na leitura e na discussão, os alunos podem identificar quais são os impactos ambientais e sociais diretos e indiretos e suas consequências. Por fim, são aplicados e discutidos os métodos de valoração econômica do meio ambiente, quando aplicáveis à situação.
Resultados: É possível identificar os impactos sociais e ambientais e analisar e discutir os efeitos desses impactos na gestão e na contabilidade.
Contribuições do Estudo: Espera-se que este Caso para Ensino possa ser utilizado em cursos de graduação e pós-graduação em disciplinas sobre meio ambiente e sustentabilidade, além de disciplinas relacionadas a custos e gestão.
Downloads
Referências
Abaza, H., Bisset, R., & Sadler, B. (2004). Environmental impact assessment and strategic environmental assessment: towards an integrated approach. Châtelaine: UNEP/Earthprint.
Almeida, J. R. D., Marques, T., Moraes, F. E. R., & Bernardo, J. (1999). Planejamento ambiental: caminho para participação popular e gestão ambiental para nosso futuro comum: uma necessidade, um desafio. Rio de Janeiro: Thex.
Rickson, R., Burdge, A., & Armour, A. (1990). Integrating impact assessment into the planning process: International perspectives and experience. Impact Assessment Bulletin, 8(1).
Bebbington, J., Gray, R., Hibbitt, C., & Kirk, E. (2001). Full cost accounting: An agenda for action. London: Certified Accountants Educational Trust.
Decreto no 9.760. (2019). Altera o Decreto no 6.514. Diário Oficial da União. Brasília, DF: Presidência da República.
Burdge, R. J., & Vanclay, F. (1995). Social impact assessment. Environmental and social impact assessment, 31-66.
Duinker, P. N., & Beanlands, G. E. (1986). The significance of environmental impacts: an exploration of the concept. Environmental Management. 10(1), 1–10. http://dx.doi.org/10.1007/bf01866412
Ferreira, A. C. S. (2011). Contabilidade ambiental: uma informação para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Atlas.
Lei nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998. (1998). Brasília, DF: Presidência da República.
Hassel, L., Nilsson, H., & Nyquist, S. (2005). The value relevance of environmental performance. European Accounting Review, 14(1), 41-61. http://dx.doi.org/10.1080/0963818042000279722
Iatridis, G. E. (2013). Environmental disclosure quality: Evidence on environmental performance, corporate governance and value relevance. Emerging Markets Review, 14, 55-75. http://dx.doi.org/10.1016/j.ememar.2012.11.003
Jusle ?n J. Social impact assessment: a look at Finnish experiences. Project Appraisal. 10(3): 163 – 70. https://doi.org/10.1080/02688867.1995.9726990
May, P. H., & da Motta, R. S. (1994). Valorando a natureza: análise econômica para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Editora Campus.
Moneva, J. M., & Cuellar, B. (2009). The value relevance of financial and non-financial environmental reporting. Environmental and Resource Economics, 44(3), 441-456. http://dx.doi.org/10.1007/s10640-009-9294-4
Motta, R. S. da. (1998). Utilização de critérios econômicos para a valorização da água no Brasil. Rio de Janeiro: IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.
Nilsson, H. (2003). Essays on the value relevance of financial statement information (Doctoral dissertation). Umeå University, Umeå, Suécia.
Ribeiro, M. S. (2005). Contabilidade ambiental. São Paulo: Saraiva.
Slaper, T. F., & Hall, T. J. (2011). The triple bottom line: What is it and how does it work. Indiana business review, 86(1), 4-8. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-642-28036-8_465
Slootweg, R., Vanclay, F., & Van Schooten, M. (2001). Function evaluation as a framework for the integration of social and environmental impact assessment. Impact Assessment and Project Appraisal, 19(1), 19-28. http://dx.doi.org/10.3152/147154601781767186
Vanclay, F. (2002). Conceptualising social impacts. Environmental impact assessment review, 22(3), 183-211. http://dx.doi.org/10.1016/S0195-9255(01)00105-6
Wathern, P. (1988). An introductory guide to EIA. In Environmental impact assessment: theory and practice (pp. 3-30). London: Unwin Hyman.
Wood Jr. T., Costa, C. C. M., Lima, G. D. M. R., & Guimarães, R. C. (2016). Impacto social: Estudo sobre programas brasileiros selecionados de pós-graduação em administração de empresas. Revista de Administração Contemporânea, 20(1), 21-40. http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac20161842
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional