O efeito da introdução de market makers na liquidez das ações: evidências no mercado acionário brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2021v13n2ID25722

Palavras-chave:

Market Makers, Liquidez de Mercado, Mercado de Capitais.

Resumo

Objetivo: Este estudo teve por objetivo analisar se a introdução de market makers nas negociações das ações de empresas brasileiras listadas na bolsa de valores brasileira, é uma medida válida para a elevação da liquidez de mercado desses ativos.

Metodologia: Foi realizado o teste de quebra estrutural de Chow nas séries temporais das proxies de liquidez spread médio, índice turnover e volume financeiro, em uma amostra de 55 ativos. Optou-se por considerar dados na janela de 260 dias antes e após o início da atuação do market maker, por representar o número aproximado de pregões em um ano, e para evitar conclusões errôneas devido à volatilidade do mercado brasileiro.

Resultados: Os resultados evidenciaram que após a introdução dos market makers, e considerado um nível de confiança de 99%, 67% dos ativos estudados tiveram mudanças abruptas e estatisticamente significativas no spread médio, 47% apresentaram mudanças abruptas no turnover e 60% tiveram mudanças no volume de negociação. Flexibilizando o nível de confiança para 95%, 76% dos ativos estudados apresentaram mudanças abruptas no spread médio, 65% tiveram mudanças no índice turnover e 69% apresentaram mudanças no volume de negociações. Ao nível de confiança de 90%, os resultados encontrados foram de 85% dos ativos apresentando mudanças abruptas no spread médio, 78% apresentando mudanças no turnover e 73% apresentando mudanças abruptas e estatisticamente significativas no volume negociado.

 Contribuições do Estudo: Este artigo fornece fortes evidências sobre a atuação dos market makers e a influência que esses agentes exercem na liquidez de mercado dos ativos negociados pela bolsa de valores brasileira, ao demostrar que, a sua contratação pode aumentar a liquidez e contribuir de forma significativa com as negociações dos ativos.

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Biografia do Autor

Gabriel Augusto de Carvalho, Federal Center for Technological Education of Minas Gerais (CEFET-MG).

Master in Administration from the Postgraduate Program in Administration (PPGA).

João Eduardo Ribeiro, Federal University of Minas Gerais (UFMG).

Master in Administration from the Postgraduate Program in Administration (PPGA) of the Federal Center for Technological Education of Minas Gerais (CEFET-MG). Doctoral Student in Administration.

Laíse Ferraz Correia, Federal Center for Technological Education of Minas Gerais (CEFET-MG).

PhD in Administration from the Federal University of Minas Gerais (UFMG).

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Publicado

02-07-2021

Como Citar

CARVALHO, G. A. de; RIBEIRO, J. E. .; CORREIA, L. F. . O efeito da introdução de market makers na liquidez das ações: evidências no mercado acionário brasileiro. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 13, n. 2, 2021. DOI: 10.21680/2176-9036.2021v13n2ID25722. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/25722. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção 7: Internacional (S7)