Ensinando sustentabilidade a estudantes de ciências contábeis: reduzindo sua pegada ecológica (PE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2023v15n1ID29122

Palavras-chave:

Pegada ecológica, educação ambiental, Sustentabilidade

Resumo

Objetivo: Analisar as mudanças na composição da pegada ecológica (PE) dos estudantes de ciências contábeis suscitadas pelo ensino da sustentabilidade.

Metodologia: Abordagem qualitativa e quantitativa, técnicas descritivas e análise do discurso do sujeito coletivo (DSC). Introdução ao tema e direcionamento ao site da WWF Brasil para calcular a PE.

Resultados: No primeiro round a PE foi 1,96 hectares globais. Componentes relevantes: alimentação, governo e transporte. Após análise de cluster, realizou-se análise do DSC dos três clusters gerados sendo consumo da carne vermelha o principal causador do resultado. Os alunos foram orientados a refletir sobre mudanças para recalcular a PE com novos hábitos, revelando redução no segundo round.

Contribuições do Estudo: Consistiu na metodologia robusta para a análise da PE entre elas a junção da análise de cluster com o DSC. Confirmação do papel da academia na conscientização ambiental para alcançar o desenvolvimento sustentável. Ilustrou a importância da educação para a sustentabilidade mudando atitudes dos alunos.

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Biografia do Autor

Ane Karoline de Oliveira Mendes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Bacharel em Ciências Contábeis. Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Endereço: Praça Santos Andrade, n.º 01 - Centro - CEP 84010-919 - Ponta Grossa – PR.

Karine Bonfim da Silva , Universidade Estadual de Ponta Grossa

Bacharel em Ciências Contábeis. Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Endereço: Praça Santos Andrade, n.º 01 - Centro - CEP 84010-919 - Ponta Grossa – PR.

Franciele Machado de Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Contabilidade. Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Endereço: Praça Santos Andrade, n.º 01 - Centro - CEP 84010-919 - Ponta Grossa – PR.

 

Rosaly Machado, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Administração. Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Endereço: Praça Santos Andrade, n.º 01 - Centro - CEP 84010-919 - Ponta Grossa – PR.

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Publicado

02-01-2023

Como Citar

MENDES, A. K. de O. .; SILVA , K. B. da .; SOUZA, F. M. de; MACHADO, R. Ensinando sustentabilidade a estudantes de ciências contábeis: reduzindo sua pegada ecológica (PE). REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 326–345, 2023. DOI: 10.21680/2176-9036.2023v15n1ID29122. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/29122. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção 3: Pesquisas de Campo sobre Contabilidade (Survey) (S3)