Percepção dos estudantes dos cursos de ciências sociais aplicadas quanto ao impacto da pandemia Covid-19 durante sua formação
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2023v15n2ID29129Palavras-chave:
pandemia, ensino remoto, ensino presencial, impactos no ensino, Ciências Sociais AplicadasResumo
Objetivo: Identificar a percepção dos estudantes dos cursos de Ciências Sociais Aplicadas quanto ao impacto da pandemia Covid-19 durante sua formação em universidades do estado Paraná.
Metodologia: A coleta de dados ocorreu por meio de questionário aplicado de maneira online e contou com participação de 115 estudantes de duas universidades paranaenses. O questionário contou com questões abertas e fechadas e estava dividido em seções com informações demográficas, socioeconômicas e percepção do estudante quanto ao impacto da pandemia, para análise das questões fechadas fez-se o uso da estatística descritiva, para as questões abertas utilizou a análise de conteúdo.
Resultados: Quanto ao ensino remoto, aproximadamente 72% dos respondentes relataram dificuldades em se concentrar durante as aulas, 80% dos estudantes pensaram em desistir do curso ao longo da pandemia e cerca de 81% dos respondentes afirmaram que seus estudos foram afetados negativamente pela pandemia, alguns fatores apontados pelos alunos foram o acúmulo de atividades acadêmicas, despreparo desses estudantes para o auto estudo e a falta de ambiente adequado para a aprendizagem.
Contribuições do Estudo: O trabalho contribuiu para a sociedade acadêmica ao identificar a percepção negativa que os estudantes tiveram durante o ensino remoto, também contribui para a literatura dos impactos da pandemia no ensino superior, pois pela percepção dos alunos a pandemia trouxe impactos negativos ao aprendizado em seus respectivos cursos, além disso, o resultado aponta que os alunos de Ciências Sociais Aplicadas, em sua maioria, não dispõe de uma renda familiar muito alta e assim surgiram problemas estruturais para acompanhar as aulas no ensino remoto, nesse sentido, os órgãos públicos precisam se atentar a esse tipo de necessidade e adaptar o ensino as condições desses alunos.
Downloads
Referências
ABMES. (2020). Portaria MEC N.343, de 17 de março de 2020. Brasília. Recuperado em 3 junho de 2021 de https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/3017/portaria-mec-n-343
Alencar, F. L. B., & Henriques, M. S. F. (2020). Educação superior em tempos de pandemia: dilemas e desafios. Revista Campos do Saber, 6(1), 13-27.
Almeida, F. G., Arrigo, V., & Broietti, F. C. D. (2020). Relatos de pós-graduandos em Ensino de Ciências e Educação Matemática a respeito de aspectos da formação em tempos de pandemia. Revista Docência do Ensino Superior, 10(e024732), 1–21. https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24732
Alves, E. J., Castro, F. J., Vizolli, I., Arante Neto, M.S., & Nunes, S. G. C. (2020). Impactos da pandemia Covid-19 na vida acadêmica dos estudantes do ensino a distância na Universidade Federal do Tocantins. Aturá - Revista Pan-Amazônica de Comunicação, 4(2), 19-37. doi: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2020v4n2p19
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.
Chagas, E. (2020). DataSenado: quase 20 milhões de alunos deixaram de ter aulas durante pandemia. Agência Senado. Recuperado em 19 de janeiro de 2022 de, https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/08/12/datasenado-quase-20-milhoes-de-alunos-deixaram-de-ter-aulas-durante-pandemia
Dosea, G. S., Rosário, R. W. S., Silva, E. A., Firmino, L. R., & Oliveira, A. M. S. (2020). Métodos ativos de aprendizagem no ensino online: a opinião de universitários durante a pandemia de covid-19. Interfaces Científicas, 10(1), 137-148. doi:https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p137-148
Flick, U. (2009). Introdução a pesquisa qualitativa. 3ª ed. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2009.
Gusso, H. L., Archer, A. B., Luiz, F. B., Sahão, F. T., Luca, G. G., Henklain, M. H. O., Panosso, M. G., Kienen, N., Beltramello, O., & Gonçalves, V. M. (2020). Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Debates & Polêmicas, 41, 1-20. doi: https://doi.org/10.1590/ES.238957.
Lago, N. C., Terra, S. X., Caten, C. S. T., & Ribeiro, J. L. D. (2021). Ensino remoto emergencial: investigação dos fatores de aprendizado na educação superior. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 16(2), 391–406. doi:https://doi.org/10.21723/riaee.v16i2.14439
Lei n. 14.019, de 2 de julho de 2020. (2020). Dispõe sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção individual para circulação em espaços públicos. Brasília, DF. Recuperado em 29 de maio de 2021: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/L14019.htm.
Lima, C. M. A. O. (2020). Informações sobre o novo coronavírus (Covid-19). Radiol Bras. 53(2), 5–6. doi: https://doi.org/10.1590/0100-3984.2020.53.2e1
Maia, B. R., & Dias, P. C. (2020). Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200067. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067
Morales, V., & Lopez, Y. A. (2020). Impactos da Pandemia na Vida Académica dos Estudantes Universitários. Revista Angolana de Extensão Universitária, 2(2), 53- 67.
Nunes, R. C. (2021). Um olhar sobre a evasão de estudantes universitários durante estudos remotos causados pela pandemia Covid-19. Research, Society and Development, 10(3), 1-20. doi:http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13022.
Oliveira, M. A. M., Lisbôa, E. S. S., & Santiago, N. B. (2020). Pandemia do coronavírus e seus impactos na área educacional. Revista Pedagogia em Ação, 13(1), 17-21.
OPAS (2022). Histórico da pandemia COVID-19. Recuperado em: 01 de fevereiro de 2022: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19.
OUR WORLD IN DATA (2022). Covid deaths. Recuperado em: 06 de junho de 2022: https://ourworldindata.org/covid-deaths
Santos, E. A., Campos, G. H. F., Sallaberry, J. D., & Santos, L. M. R. (2021). Experiências com o ensino remoto e os efeitos no interesse e na satisfação dos estudantes de Ciências Contábeis durante a pandemia da Sars-Cov-2. RGO - Revista Gestão Organizacional, 14(1), 356-377. doi: http://dx.doi.org/10.22277/rgo.v14i1
Silva, M. D., Soares, G. C. A., Cardoso, C. M. L., Guerreiro, T. S. B., Guimarães, C. C., Chicre, G. R., Siqueira, L. R. M., Seffair, R. P., Domingues, N. A., & Trindade, F. F. (2021). Coronavírus: consequências da pandemia no ensino superior. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(5), 1-9. doi: https://doi.org/10.25248/REAS.e7120.2021
Souza, A. S. R., Amorim, M. M. R., Melo, A. S. D. O., Delgado, A. M., Florêncio, A. C. M. C. D., Oliveira, T. V. D., & Katz, L. (2021). General aspects of the Covid-19 pandemic. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, 21, 29-45.
doi:https://doi.org/10.1590/1806-9304202100S100003
Tavolara, G., Bonin, S. M., & Patrucco, L. G. (2020). Caracterização do perfil discente e impactos na educação do ensino superior frente ao período de pandemia do Covid-19: o caso do curso superior de tecnologia em Hotelaria da Faculdade Senac Porto Alegre. Competência, (13)2, 1-13.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional