Percepção dos estudantes dos cursos de ciências sociais aplicadas quanto ao impacto da pandemia Covid-19 durante sua formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2023v15n2ID29129

Palavras-chave:

pandemia, ensino remoto, ensino presencial, impactos no ensino, Ciências Sociais Aplicadas

Resumo

Objetivo: Identificar a percepção dos estudantes dos cursos de Ciências Sociais Aplicadas quanto ao impacto da pandemia Covid-19 durante sua formação em universidades do estado Paraná.

Metodologia: A coleta de dados ocorreu por meio de questionário aplicado de maneira online e contou com participação de 115 estudantes de duas universidades paranaenses. O questionário contou com questões abertas e fechadas e estava dividido em seções com informações demográficas, socioeconômicas e percepção do estudante quanto ao impacto da pandemia, para análise das questões fechadas fez-se o uso da estatística descritiva, para as questões abertas utilizou a análise de conteúdo.

Resultados: Quanto ao ensino remoto, aproximadamente 72% dos respondentes relataram dificuldades em se concentrar durante as aulas, 80% dos estudantes pensaram em desistir do curso ao longo da pandemia e cerca de 81% dos respondentes afirmaram que seus estudos foram afetados negativamente pela pandemia, alguns fatores apontados pelos alunos foram o acúmulo de atividades acadêmicas, despreparo desses estudantes para o auto estudo e a falta de ambiente adequado para a aprendizagem.

 Contribuições do Estudo: O trabalho contribuiu para a sociedade acadêmica ao identificar a percepção negativa que os estudantes tiveram durante o ensino remoto, também contribui para a literatura dos impactos da pandemia no ensino superior, pois pela percepção dos alunos a pandemia trouxe impactos negativos ao aprendizado em seus respectivos cursos, além disso, o resultado aponta que os alunos de Ciências Sociais Aplicadas, em sua maioria, não dispõe de uma renda familiar muito alta e assim surgiram problemas estruturais para acompanhar as aulas no ensino remoto, nesse sentido, os órgãos públicos precisam se atentar a esse tipo de necessidade e adaptar o ensino as condições desses alunos.

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Biografia do Autor

Cleber Broietti, UNESPAR

Professor do colegiado de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - Campus Apucarana). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (2003). Curso de Especialização em Controladoria pela Universidade Estadual de Londrina(2005), mestrado em Administração (PPGA-UEL) pela Universidade Estadual de Londrina (2015). Doutor em Contabilidade (PPGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (2020) e doutorado sanduíche na Universidade de Aveiro (UA) Portugal. Tem interesse nas seguintes áreas: Contabilidade Financeira, Educação e Ensino em Contabilidade, Contabilidade Ambiental. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.

Heloise Augusto Valério, UNESPAR(PR)

Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

Leonardo Montanari Michilim, UNESPAR(PR)

Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade  Estadual do Paraná (UNESPAR).

Edom Ferreira dos Santos, UNESPAR(PR)

Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

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Publicado

04-07-2023

Como Citar

BROIETTI, C.; VALÉRIO, H. A.; MICHILIM, L. M.; SANTOS, E. F. dos. Percepção dos estudantes dos cursos de ciências sociais aplicadas quanto ao impacto da pandemia Covid-19 durante sua formação. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 140–155, 2023. DOI: 10.21680/2176-9036.2023v15n2ID29129. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/29129. Acesso em: 29 jun. 2024.

Edição

Seção

Seção 3: Pesquisas de Campo sobre Contabilidade (Survey) (S3)