Ensino remoto em tempos de distanciamento social: um estudo nos cursos de ciências contábeis e ciências atuariais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2022v14n2ID29396

Palavras-chave:

Ensino remoto; Educação superior; Instituição de ensino superior pública; Distanciamento social.

Resumo

Objetivo: Considerando as medidas de isolamento social, impostas para conter a disseminação do vírus Sars-Cov-2, causador da pandemia COVID-19, as aulas presenciais passaram a ser realizadas de forma remota. Essas medidas impactaram na Educação, principalmente por terem ocorrido de forma brusca, sem tempo sequer para preparação. O estudo se propõe a investigar como o ensino remoto está sendo desenvolvido nos Cursos de Ciências Contábeis e Ciências Atuariais, em uma Instituição de Ensino Superior Pública (IESP), em tempos de distanciamento social.

Metodologia: Foi realizada uma pesquisa tipo e-survey com os docentes e discentes para obter informações sobre o tema. Os dados coletados foram processados utilizando técnicas estatísticas para gerar resultados.

Resultados: Observou-se que a IES estudada não dispõe de recursos como Sala Invertida, Lousa Digital e outras ferramentas tecnológicas para auxiliar nas aulas remotas, uma vez que a modalidade “ensino remoto” se deu pela pandemia da COVID-19, que impediu os cursos de serem realizados presencialmente. A IES lançou programas de inclusão digital por meio de editais para aquisição de dados móveis e compra de equipamentos, como computadores/smartphones/tablets para os alunos, só que poucos alunos conseguiram esses recursos.

Contribuições do Estudo: Esta pesquisa contribuiu com resultados em estado da arte, no tocante aos cursos de graduação ao investigar sua evolução para o ensino remoto. Tais contribuições puderam vislumbrar informações e conhecimentos sobre o referido tema para a literatura científica nacional e para alicerçar e nortear outros cursos de instituições públicas e/ou privadas.

 

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Biografia do Autor

Maria Sueli Arnoud Fernandes, Federal University of Paraíba (UFPB).

Doctor in Accounting Sciences – UnB/UFPB/UFRN. Federal University of Paraíba,

Thiago Alexandre das Neves Almeida, Federal University of Campina Grande.

Doctorate in Economic Business – University of Salamanca (Spain). Federal University of Campina Grande.

Henrique Cesar Melo Ribeiro, Federal University of Delta do Parnaíba (UFDPar).

Doctor in Business Administration from University Nove de Julho. Federal University of Delta do Parnaíba (UFDPar).

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Publicado

04-07-2022

Como Citar

FERNANDES, M. S. A. .; ALMEIDA, T. A. das N.; RIBEIRO, H. C. M. . Ensino remoto em tempos de distanciamento social: um estudo nos cursos de ciências contábeis e ciências atuariais. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 14, n. 2, 2022. DOI: 10.21680/2176-9036.2022v14n2ID29396. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/29396. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção 7: Internacional (S7)