Ensino remoto em tempos de distanciamento social: um estudo nos cursos de ciências contábeis e ciências atuariais
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2022v14n2ID29396Palavras-chave:
Ensino remoto; Educação superior; Instituição de ensino superior pública; Distanciamento social.Resumo
Objetivo: Considerando as medidas de isolamento social, impostas para conter a disseminação do vírus Sars-Cov-2, causador da pandemia COVID-19, as aulas presenciais passaram a ser realizadas de forma remota. Essas medidas impactaram na Educação, principalmente por terem ocorrido de forma brusca, sem tempo sequer para preparação. O estudo se propõe a investigar como o ensino remoto está sendo desenvolvido nos Cursos de Ciências Contábeis e Ciências Atuariais, em uma Instituição de Ensino Superior Pública (IESP), em tempos de distanciamento social.
Metodologia: Foi realizada uma pesquisa tipo e-survey com os docentes e discentes para obter informações sobre o tema. Os dados coletados foram processados utilizando técnicas estatísticas para gerar resultados.
Resultados: Observou-se que a IES estudada não dispõe de recursos como Sala Invertida, Lousa Digital e outras ferramentas tecnológicas para auxiliar nas aulas remotas, uma vez que a modalidade “ensino remoto” se deu pela pandemia da COVID-19, que impediu os cursos de serem realizados presencialmente. A IES lançou programas de inclusão digital por meio de editais para aquisição de dados móveis e compra de equipamentos, como computadores/smartphones/tablets para os alunos, só que poucos alunos conseguiram esses recursos.
Contribuições do Estudo: Esta pesquisa contribuiu com resultados em estado da arte, no tocante aos cursos de graduação ao investigar sua evolução para o ensino remoto. Tais contribuições puderam vislumbrar informações e conhecimentos sobre o referido tema para a literatura científica nacional e para alicerçar e nortear outros cursos de instituições públicas e/ou privadas.
Downloads
Referências
Barbosa, A. M., Viegas, M. A. S., & Batista, R. L. N. F. F. (2020). Aulas presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Revista Augustus, 25(51), 255-280, jul./out. 2020. Recuperado de https://revistas.unisuam.edu.br/index.php/revistaaugustus/article/view/565.
Bezerra, I. M. P. (2020). State of the art of nursing education and the challenges to use remote technologies in the time of corona virus pandemic. Journal of Human Growth and Development, 30(1), 141-147. doi: 10.7322/jhgd.v30.10087.
Camacho, A. C. L. F., Fuly, P. dos S. C., Santos, M. L. S. C. dos., & Menezes, H. F. de. (2020). Alunos em vulnerabilidade social em disciplinas de educação à distância em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, 9(7), 1-12. doi: 10.33448/rsd-v9i7.3979.
Cassundé, F. R. de S. A., Mendonça, J. R. C. de., & Barbosa, M. A. C. (2017). A influência das condições institucionais no desenvolvimento de competências eletrônicas dos professores para o ensino na EAD: proposição de um modelo analítico. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 22(2), 469-493. doi: 10.1590/S1414-40772017000200012.
Dhawan, S. (2020). Online learning: a panacea in the time of COVID-19 crisis. Journal of Educational Technology Systems, 5-22. doi: 10.1177/0047239520934018.
Fernandes, S. M., Henn, L. G., & Kist, L. B. (2020). O ensino a distância no Brasil: alguns apontamentos. Research, Society and Development, 9(1), 1-24. doi: 10.33448/rsd-v9i1.1551.
Ferrarini, R., Saheb, D., & Torres, P. L. (2019). Metodologias ativas e tecnologias digitais: aproximações e distinções. Revista Educação em Questão, Natal, 57(52), 1-30, e-15762, abr./jun. 2019. Recuperado em 20 de junho, 2021, de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/15762.
Freitas, N. L., & Boechat, L. T. (2020). Desafios do ensino remoto em tempos de isolamento social. Recuperado de https://www.partes.com.br/2020/05/22/desafios-do-ensino-remoto-em-tempos-de-isolamento-social/.
Garcia, C., Filho, Vieira, L. J. E. de S., & Silva, R. M. da. (2020). Buscas na internet sobre medidas de enfrentamento à COVID-19 no Brasil: descrição de pesquisas realizadas nos primeiros 100 dias de 2020. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 29, 1-6. doi: 10.5123/S1679-49742020000300011.
Gonçalves, P. P., & Silva, C. N. da. (2020). Educação a distância e formação profissional do/da assistente social: elementos para o debate. Revista Katálysis, 23(1), 90-100. doi: 10.1590/1982-02592020v23n1p90.
Gouvêa, M. A., Onusic, L. M., & Mantovani, D. M. N. (2016). Qualidade e lealdade ao curso no ensino superior. Revista de Administração da UFSM, 9(1), 26-45.
Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2009). Análise multivariada de dados [recurso eletrônico]. 6. ed. Porto Alegre: Bookman.
He, S., Lai, D., Mott, S., Little, A., Grock, A., Haas, M. R., & Chan, T. M. (2020). Remote e-work and distance learning for academic medicine: best practices and opportunities for the future. Journal of Graduate Medical Education, 256-263. doi: 10.4300/JGME-D-20-00242.1.
Kaiser, H. F. (1960). The application of electronic computers to factor analysis. Educational and Psychological Measurement, 20, 141-151.
Kuwahara, K., Kuroda, A., & Fukuda, Y. (2020). COVID-19: Active measures to support community-dwelling older adults. Travel Medicine and Infectious Disease. doi: 10.1016/j.tmaid.2020.101638.
Maciel, C. E., Cunha Júnior, M., & Lima, T. da S. (2019). A produção científica sobre permanência e evasão na educação superior no Brasil. Educação e Pesquisa, 45, 1-20. doi: 10.1590/S1678-4634201945198669.
Malan, M. (2020). Engaging students in a fully online accounting degree: an action research study. Accounting Education, 29(4), 321-339. doi: 10.1080/09639284.2020.1787855.
Manchein, C., Brugnago, E. L., Silva, R. M. da, Mendes, C. F. O., & Beims, M. W. (2020). Strong correlations between power-law growth of COVID-19 in four continents and the inefficiency of soft quarantine strategies. Chaos: An Interdisciplinary Journal of Nonlinear Science, 30(4). soi: 10.1063/5.0009454.
Marasca, A. R., Yates, D. B., Schneider, A. M. de A., Feijó, L. P., & Bandeira, D. R. (2020). Avaliação psicológica online: considerações a partir da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) para a prática e o ensino no contexto a distância. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, 1-11. doi: 10.1590/1982-0275202037e200085.
Markowska-Manista, U., & Zakrzewska-Olędzka, D. (2020). Family with children in times of pandemic – what, where, how? dilemmas of adult-imposed prohibitions and orders. Society Register, 4(3), 89-110. doi: 10.14746/sr.2020.4.3.05.
Martins, R. X. (2020). A covid-19 e o fim da educação a distância: um ensaio. EmRede - Revista de educação a distância, 7(1), 242-256, jan./jun. 2020. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/620.
Martins, L. M. de., & Ribeiro, J. L. D. (2019). Proposta de um modelo de avaliação do nível de engajamento do estudante da modalidade a distância. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 24(1), 8-25. doi: 10.1590/S1414-40772019000100002.
Mingoti, S. A. (2007). Análise de dados através de métodos de estatística multivariada: uma abordagem aplicada. Belo Horizonte: Editora UFMG.
Pimenta, A. M., Rosso, S. D., & Sousa, C. A. L. de. (2019). A reprodução educacional renovada: dualidade intrainstitucional no programa Universidade Aberta do Brasil. Educação e Pesquisa, 45, 1-14. doi: 10.1590/S1678-4634201945187362.
Portaria n. 343, de 17 de março de 2020. (2020). Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Portaria/PRT/Portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm.
Ribeiro, H. C. M. (2014). O envolvimento da governança corporativa, sob a ótica da teoria dos stakeholders, na gestão e no controle das entidades esportivas. Tese (Doutorado em Administração), UNINOVE, São Paulo.
Ribeiro, H. C. M., & Corrrêa, R. (2021). Ensino remoto na educação superior em tempos de distanciamento social: uma investigação nas instituições de ensino superior privada de um grupo educacional do brasil. Revista GUAL, Florianópolis, 14(3), 139-161, set./dez. 2021. doi: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2021.e79255.
Santos, A. G., Pereira, R. da S., Palmisano, A., & Lucas, E. C. (2020). Instituições de ensino superior de capital aberto atuantes no Brasil: análise sob a ótica da governança e da responsabilidade socioambiental. Gestão & Regionalidade, 36(108), 181-201. doi: 10.13037/gr.vol36n108.5960.
Silva, A. G. da, Miranda, D. M., Diaz, A. P., Teles, A. L. S., & Malloy-Diniz, L. F. (2020). Mental health: why it still matters in the midst of a pandemic. Brazilian Journal of Psychiatry, 42, 229-231. doi:10.1590/1516-4446-2020-0009.
Silveira, S. R., Bertolini, C., Parreira, F. J., Cunha, G. B. da., & Bigolin, N. M. (2020). O Papel dos licenciados em computação no apoio ao ensino remoto em tempos de isolamento social devido à pandemia da COVID-19. Série Educar – Volume 40 – Prática Docente.
Schmitt, D. C., Bugalho, D. K., & Kruger, S. D. (2021). Percepções docentes e às estratégias de ensino-aprendizagem durante o isolamento social motivado pelo COVID-19. Revista Catarinense da Ciência Contábil, 20, e3133-e3133.
Souza, C J. de, Guerra, T. R. B., Carvalho, D. da S., Jesus, R. V. L. de., Costa, L. H. O. da, Issobe, M. K., Vieira, H. L. de S., Santos, D. A. dos., & Zamba, C. F. dos S. (2020). As interfaces da (re) invenção do ensino na graduação em enfermagem em tempo de COVID-19. Research, Society and Development, 9(7), 1-19. doi: 10.33448/rsd-v9i7.4190.
Valenti, V. E., Menezes, P. de L., Abreu, A. C. G. de, Vieira, G. N. A., & Garner, D. M. (2020). Medidas de distanciamento social podem ter reduzido as mortes estimadas relacionadas à COVID-19 no Brasil. Journal of Human Growth and Development, 30(2), 164-169. doi: 10.7322/jhgd.v30.10360.
Yamanaka, T. B., & Cappellozza, A. (2018). Explorando a influência integrada do Estímulo Docente sobre a intenção de uso das bibliotecas virtuais por estudantes de cursos à distância e presenciais no Brasil. Investigación bibliotecológica, 32(75), 19-45. doi: 10.22201/iibi.24488321xe.2018.75.57941.
Wargo, E. S., & D’alene, C. (2020). Intertwined higher education places and spaces. Journal for the Study of Postsecondary and Tertiary Education, 5, 79-84. doi: https://doi.org/10.28945/4535.
Universidade Federal da Paraíba – UFPB. (2020). Edital simplificado emergencial nº 06/2020 seleção para auxílio instrumental prape/coape/ufpb. Recuperado em 14 novembro, 2020, de https://www.ufpb.br/prape/contents/editais-2020/edital-06-2020-auxilio-instumental-1.pdf/view.
Universidade Federal da Paraíba – UFPB. (2020). Edital simplificado emergencial nº 07/2020 seleção para ação de inclusão digital Distribuição de Chip para Serviço Móvel Pessoal (SMP) com dados para acesso à internet PRAPE/COAPE/UFPB. Recuperado em 14 novembro, 2020, de https://www.ufpb.br/prape/contents/manuais/edital-07-2020-inclusao-digital-chips.pdf/view.
Universidade Federal da Paraíba – UFPB. (2020). Resolução CONSEPE Nº 19/2020. Dispõe sobre a regulamentação de oferta de componentes curriculares para a graduação em um Período Suplementar, considerando o isolamento social decorrente da pandemia da Doença causada pelo Coronavírus 2019 (Covid-19), com início em 08 de setembro e término em 16 de dezembro de 2020. João Pessoa: UFPB, 2020. Recuperado em 14 novembro, 2020, de https://www.ufpb.br/ded/contents/documentos/resolucoes/resolucao-consepe-19-2020.pdf/view.
Universidade Federal da Paraíba – UFPB. (2020). Resolução CONSEPE Nº 20/2020. Dispõe sobre a Regulamentação dos Encargos Docentes, em caráter excepcional e temporário, flexibilizando critérios presentes na Resolução n o 52/2018 do CONSEPE, em razão da pandemia da Doença causada pelo Coronavírus 2019 (Covid-19), durante a execução do Período Suplementar, compreendido entre 08 de setembro a 16 de dezembro de 2020. Recuperado em 14 novembro, 2020, de https://sig-arq.ufpb.br/arquivos/202011201533c62382342091e9d4ea1e6/Resp20.20_1.pdf.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional