Metodologias ativas e tecnologias digitais:

aproximações e distinções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n52ID15762

Palavras-chave:

Metodologias ativas. Tecnologias digitais na educação. Didática do ensino superior. Práticas pedagógicas.

Resumo

Ao tratar a temática metodologias ativas e tecnologias digitais, objetivou-se discutir seus conceitos, além de descrever a origem e seus elementos constitutivos. O estudo centrou-se na problemática: quais seriam as aproximações e distinções entre o uso de tecnologias digitais e as metodologias ativas? O corpus da pesquisa abordou conceitos sobre metodologias ativas e tecnologias, destacando as digitais na atualidade, além das origens e características das metodologias ativas e suas possíveis relações com o uso de tecnologias digitais, ao que se construiu um quadro síntese para cada metodologia estudada. As metodologias consideradas foram: aprendizagem por projetos, aprendizagem baseada em problemas, estudo de caso, aprendizagem por pares e metodologia da sala de aula invertida. Enquanto pesquisa qualitativa, consistiu em estudo exploratório, tendo por base autores como Hernández (1998), Serra e Vieira (2006), Mazur (1997), Souza e Dourado (2015), Kensky (2012), Moran (2018) e Bergmann e Sams (2018), entre outros. Os resultados apontam para a existência de metodologias ativas nos séculos XIX e XX antes mesmo da criação das tecnologias digitais, por isso, não podem ser confundidas; o uso de tecnologias digitais não implica necessariamente a aplicação de metodologias ativas; e tecnologias digitais potencializam as metodologias, sejam ativas ou não.

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Biografia do Autor

Rosilei Ferrarini, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Pedagoga (UFPR) com especialização em Psicopedagogia (PUCPR). Formação em Consultoria de Gestão da Qualidade em Educação e em Inovações Estratégicas. Mestranda em Educação pela PUCPR. Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Pedagógicas com Tecnologias Educacionais (PUCPR) E-mail: ruferrarini1@gmail.com.

Daniele Saheb, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR)

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação (UFPR). Professora Titular do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Membro do Grupo de pesquisa: Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente (PUCPR) e Educação, Meio Ambiente e Sociedade – UFPR. E-mail: danisaheb@yahoo.com.br.

Patricia Lupion Torres, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR)

Pedagoga, Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora titular e permanente do mestrado e doutorado em Educação da PUCPR. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Práticas Pedagógicas com Tecnologias Educacionais (PUCPR). E-mail: patorres@terra.com.br.

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Publicado

18-03-2019

Como Citar

Ferrarini, R., Saheb, D., & Torres, P. L. (2019). Metodologias ativas e tecnologias digitais:: aproximações e distinções. Revista Educação Em Questão, 57(52). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n52ID15762

Edição

Seção

Artigos