Estilos de aprendizagem e técnicas de ensino: uma análise sobre seus efeitos no conhecimento adquirido
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2023v15n1ID29453Palavras-chave:
Técnicas de ensino, Estilos de aprendizagem, avaliação formativa e autoavaliação.Resumo
Objetivo: Averiguar se os estilos de aprendizagem dos alunos impactam no conhecimento adquirido levando em consideração a aplicação de técnicas de ensino em sala de aula, buscando, especificamente, saber se os sujeitos estudados aprendem no decorrer da aplicação da técnica.
Metodologia: Um quase-experimento em uma turma do curso de graduação de uma Universidade Federal, com abordagem quantitativa por meio da Análise de modelos generalizados mistos.
Resultados: Constatou-se que os estilos de aprendizagem não interferem na aprendizagem dos alunos, nas técnicas método de caso e PBL. Porém, na técnica Role-Play foi constatado que os estilos de aprendizagem interferiram na aprendizagem dos alunos. Deve-se observar que a predominância foi do estilo Assimilador, seguido do Convergente e após Acomodador. Os alunos pertencentes ao estilo acomodador possuíram um rendimento melhor se comparado aos outros alunos dos outros estilos.
Contribuições do Estudo: Observou-se que as técnicas de ensino podem contribuir com o conhecimento, e que especialmente, técnicas mais lúdicas como o Role-Play são favoráveis, mas dependem das características de aprendizagem de cada indivíduo. Dessa forma, o presente estudo contribui para o conhecimento no aspecto de indicar que o uso de técnicas de ensino, pode produzir resultados satisfatórios, desde que percebido o estilo de aprendizagem de cada aluno.
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