Estilos de aprendizagem e técnicas de ensino: uma análise sobre seus efeitos no conhecimento adquirido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2023v15n1ID29453

Palavras-chave:

Técnicas de ensino, Estilos de aprendizagem, avaliação formativa e autoavaliação.

Resumo

Objetivo: Averiguar se os estilos de aprendizagem dos alunos impactam no conhecimento adquirido levando em consideração a aplicação de técnicas de ensino em sala de aula, buscando, especificamente, saber se os sujeitos estudados aprendem no decorrer da aplicação da técnica.

Metodologia: Um quase-experimento em uma turma do curso de graduação de uma Universidade Federal, com abordagem quantitativa por meio da Análise de modelos generalizados mistos.

Resultados: Constatou-se que os estilos de aprendizagem não interferem na aprendizagem dos alunos, nas técnicas método de caso e PBL. Porém, na técnica Role-Play foi constatado que os estilos de aprendizagem interferiram na aprendizagem dos alunos. Deve-se observar que a predominância foi do estilo Assimilador, seguido do Convergente e após Acomodador. Os alunos pertencentes ao estilo acomodador possuíram um rendimento melhor se comparado aos outros alunos dos outros estilos.

Contribuições do Estudo: Observou-se que as técnicas de ensino podem contribuir com o conhecimento, e que especialmente, técnicas mais lúdicas como o Role-Play são favoráveis, mas dependem das características de aprendizagem de cada indivíduo. Dessa forma, o presente estudo contribui para o conhecimento no aspecto de indicar que o uso de técnicas de ensino, pode produzir resultados satisfatórios, desde que percebido o estilo de aprendizagem de cada aluno.

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Biografia do Autor

Cristiane Munhoz de Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (2005). Possui especialização em Perícia Contábil pela Faculdade Unyleya (2017). Possui mestrado em Ciências Contábeis pela FURG(2020). Atualmente trabalha na empresa Azevedo Assessoria Contábil Ltda, atuando como contadora e também e atua professora da Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas. Possui experiência em gestão nas áreas contábil, financeira e de recursos humanos. Possui experiência em Gestão de Qualidade ISO 9001, sendo responsável por processos na área de financeira-contábil e de participação em processos na área de recursos humanos. Atuação como auditora de processos ISO 9001. Possui experiência como Professora de Contabilidade no Curso de Técnico em Contabilidade. 

Alexandre Costa Quintana, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente professor da Universidade Federal do Rio Grande(FURG). Autor dos Livros: Fluxo de Caixa: Demonstrações Contábeis; Contabilidade Pública; Exame de Suficiência do CFC Comentado; Transparência: instrumento para governança pública no Brasil; NBCASP - Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público sob a ótica das IPSAS: um estudo comparativo; e Contabilidade Básica. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Pública e Educação em Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade aplicada ao setor público, transparência, tecnologias educacionais, pesquisa em contabilidade, organizações do terceiro setor e demonstração dos fluxos de caixa.

Marco Aurélio Gomes Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2004), Especialista em Auditoria e Perícia Contábil pela Universidade Católica de Pelotas - UCPEL (2006), Mestre em Ciências Contábeis e Controladoria (2009) e Doutor em Ciências Contábeis (2017) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Atualmente é professor efetivo do curso de Ciências Contábeis e do PPG em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Coordenador do Grupo InCompliance Brasil, Membro da Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul, Vice-Presidente do CRCRS, Membro da Comissão para Elaboração de Projetos e Ações que visem o Aprimoramento do Ensino Contábil no País no CFC e da Comisíon Técnica Interamericana de Educacíon da Asociacíon Interamericana de Contabilidad (AIC). Possui interesse em pesquisas sobre Teorias para a Contabilidade, História da Contabilidade, Compliance, Ensino, Regulação e Controle.

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Publicado

02-01-2023

Como Citar

AZEVEDO, C. M. de; QUINTANA, A. C.; BARBOSA, M. A. G. Estilos de aprendizagem e técnicas de ensino: uma análise sobre seus efeitos no conhecimento adquirido. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 365–388, 2023. DOI: 10.21680/2176-9036.2023v15n1ID29453. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/29453. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção 3: Pesquisas de Campo sobre Contabilidade (Survey) (S3)