Estilos de aprendizaje y técnicas de enseñanza: un análisis de sus efectos sobre el conocimiento

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2023v15n1ID29453

Palabras clave:

Técnicas de enseñanza, Estilos de aprendizaje, evaluación formativa y autoevaluación.

Resumen

Objetivo: Verificar si los estilos de aprendizaje de los estudiantes impactan en los conocimientos adquiridos, teniendo en cuenta la aplicación de técnicas de enseñanza en el aula, buscando específicamente saber si los sujetos estudiados aprenden durante la aplicación de la técnica.

Metodología: Un cuasi-experimento en una clase de pregrado de una Universidad Federal, con enfoque cuantitativo a través del análisis de modelos mixtos generalizados.

Resultados: Se encontró que los estilos de aprendizaje no interfieren en el aprendizaje de los estudiantes en el método de casos y técnicas de PBL. Sin embargo, en la técnica de Role-Play se encontró que los estilos de aprendizaje interferían en el aprendizaje de los estudiantes. Cabe señalar que el predominio fue del estilo Asimilador, seguido del Convergente y luego del Acomodador. Los estudiantes pertenecientes al estilo acomodativo tuvieron un mejor desempeño en comparación con otros estudiantes de los otros estilos.

Contribuciones del Estudio: se observó que las técnicas de enseñanza pueden contribuir al conocimiento, y que especialmente, las técnicas más lúdicas como el Role-Play son favorables, pero dependen de las características de aprendizaje de cada individuo. De esta forma, el presente estudio contribuye al conocimiento en el aspecto de indicar que el uso de técnicas de enseñanza puede producir resultados satisfactorios, siempre y cuando se perciba el estilo de aprendizaje de cada estudiante.

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Biografía del autor/a

Cristiane Munhoz de Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (2005). Possui especialização em Perícia Contábil pela Faculdade Unyleya (2017). Possui mestrado em Ciências Contábeis pela FURG(2020). Atualmente trabalha na empresa Azevedo Assessoria Contábil Ltda, atuando como contadora e também e atua professora da Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas. Possui experiência em gestão nas áreas contábil, financeira e de recursos humanos. Possui experiência em Gestão de Qualidade ISO 9001, sendo responsável por processos na área de financeira-contábil e de participação em processos na área de recursos humanos. Atuação como auditora de processos ISO 9001. Possui experiência como Professora de Contabilidade no Curso de Técnico em Contabilidade. 

Alexandre Costa Quintana, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente professor da Universidade Federal do Rio Grande(FURG). Autor dos Livros: Fluxo de Caixa: Demonstrações Contábeis; Contabilidade Pública; Exame de Suficiência do CFC Comentado; Transparência: instrumento para governança pública no Brasil; NBCASP - Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público sob a ótica das IPSAS: um estudo comparativo; e Contabilidade Básica. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Pública e Educação em Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade aplicada ao setor público, transparência, tecnologias educacionais, pesquisa em contabilidade, organizações do terceiro setor e demonstração dos fluxos de caixa.

Marco Aurélio Gomes Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2004), Especialista em Auditoria e Perícia Contábil pela Universidade Católica de Pelotas - UCPEL (2006), Mestre em Ciências Contábeis e Controladoria (2009) e Doutor em Ciências Contábeis (2017) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Atualmente é professor efetivo do curso de Ciências Contábeis e do PPG em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Coordenador do Grupo InCompliance Brasil, Membro da Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul, Vice-Presidente do CRCRS, Membro da Comissão para Elaboração de Projetos e Ações que visem o Aprimoramento do Ensino Contábil no País no CFC e da Comisíon Técnica Interamericana de Educacíon da Asociacíon Interamericana de Contabilidad (AIC). Possui interesse em pesquisas sobre Teorias para a Contabilidade, História da Contabilidade, Compliance, Ensino, Regulação e Controle.

Citas

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Publicado

02-01-2023

Cómo citar

AZEVEDO, C. M. de; QUINTANA, A. C.; BARBOSA, M. A. G. Estilos de aprendizaje y técnicas de enseñanza: un análisis de sus efectos sobre el conocimiento. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 365–388, 2023. DOI: 10.21680/2176-9036.2023v15n1ID29453. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/29453. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Sección 3: Investigación del campo sobre contabilidad (Survey) (S3)