Learning styles and teaching techniques: an analysis on its effects on knowledge acquired

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2023v15n1ID29453

Keywords:

Teaching techniques, learning styles, formative assessment and self-assessment.

Abstract

Purpose: To verify if the students' learning styles impact the acquired knowledge, taking into account the application of teaching techniques in the classroom, specifically seeking to know if the subjects studied learn during the application of the technique.

Methodology: A quasi-experiment in an undergraduate class at a Federal University, with a quantitative approach through the analysis of generalized mixed models.

Results: It was found that learning styles do not interfere with student learning in case method and PBL techniques. However, in the Role-Play technique, it was found that learning styles interfered with student learning. It should be noted that the predominance was of the Assimilating style, followed by the Convergent and then the Accommodator. Students belonging to the accommodative style had a better performance compared to other students of the other styles.

Contributions of the Study: it was observed that teaching techniques can contribute to knowledge, and that especially, more playful techniques such as Role-Play are favorable, but depend on the learning characteristics of each individual. In this way, the present study contributes to the knowledge in the aspect of indicating that the use of teaching techniques can produce satisfactory results, as long as the learning style of each student is perceived.

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Author Biographies

Cristiane Munhoz de Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (2005). Possui especialização em Perícia Contábil pela Faculdade Unyleya (2017). Possui mestrado em Ciências Contábeis pela FURG(2020). Atualmente trabalha na empresa Azevedo Assessoria Contábil Ltda, atuando como contadora e também e atua professora da Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas. Possui experiência em gestão nas áreas contábil, financeira e de recursos humanos. Possui experiência em Gestão de Qualidade ISO 9001, sendo responsável por processos na área de financeira-contábil e de participação em processos na área de recursos humanos. Atuação como auditora de processos ISO 9001. Possui experiência como Professora de Contabilidade no Curso de Técnico em Contabilidade. 

Alexandre Costa Quintana, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente professor da Universidade Federal do Rio Grande(FURG). Autor dos Livros: Fluxo de Caixa: Demonstrações Contábeis; Contabilidade Pública; Exame de Suficiência do CFC Comentado; Transparência: instrumento para governança pública no Brasil; NBCASP - Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público sob a ótica das IPSAS: um estudo comparativo; e Contabilidade Básica. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Pública e Educação em Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade aplicada ao setor público, transparência, tecnologias educacionais, pesquisa em contabilidade, organizações do terceiro setor e demonstração dos fluxos de caixa.

Marco Aurélio Gomes Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2004), Especialista em Auditoria e Perícia Contábil pela Universidade Católica de Pelotas - UCPEL (2006), Mestre em Ciências Contábeis e Controladoria (2009) e Doutor em Ciências Contábeis (2017) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Atualmente é professor efetivo do curso de Ciências Contábeis e do PPG em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Coordenador do Grupo InCompliance Brasil, Membro da Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul, Vice-Presidente do CRCRS, Membro da Comissão para Elaboração de Projetos e Ações que visem o Aprimoramento do Ensino Contábil no País no CFC e da Comisíon Técnica Interamericana de Educacíon da Asociacíon Interamericana de Contabilidad (AIC). Possui interesse em pesquisas sobre Teorias para a Contabilidade, História da Contabilidade, Compliance, Ensino, Regulação e Controle.

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Published

02-01-2023

How to Cite

AZEVEDO, C. M. de; QUINTANA, A. C.; BARBOSA, M. A. G. Learning styles and teaching techniques: an analysis on its effects on knowledge acquired. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 365–388, 2023. DOI: 10.21680/2176-9036.2023v15n1ID29453. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/29453. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Section 3: Research of Field on Accounting (Survey) (S3)