Minorias sociais no curso de ciências contábeis: uma análise do perfil dos estudantes de graduação
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2023v15n2ID30427Palavras-chave:
Estereótipos, Gênero, Fenômeno Impostor, Minorias Sociais, Glass CeilingResumo
Objetivo: O presente artigo tem como objetivo geral identificar e analisar a influência de sentimentos impostores e estereótipos em relação à gênero, raça e sexualidade nas experiências acadêmicas de estudantes de Ciências Contábeis que pertencem a grupos minoritários.
Metodologia: A pesquisa foi realizada com aplicação de questionários a estudantes dos cursos de graduação em Ciências Contábeis de Instituições de Ensino Superior do estado de Minas Gerais, sendo a amostra final composta por 113 estudantes. Para análise dos dados, foram realizadas análises descritivas e análises de correspondências múltiplas (ACM).
Resultados: A partir dos resultados, percebe-se que os sentimentos impostores estão fortemente presentes no imaginário contábil e perpassam a carreira dos grupos minoritários da área, sugerindo até mesmo uma ausência de reflexão da temática no contexto geral da profissão, por parte dos próprios grupos minoritários e demais sujeitos.
Contribuições do Estudo: A presente pesquisa fornece subsídios que indicam que estudantes pertencentes à minorias sociais podem, de alguma forma, se sentir segregados e oprimidos no ambiente contábil, devido aos moderados e frequentes níveis de sentimentos impostores resultantes da coleta de dados.
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